Publicidade

Android Q melhorará gestos de navegação e pode ser o fim do botão "voltar"

Por| 18 de Fevereiro de 2019 às 22h40

Link copiado!

Android Q melhorará gestos de navegação e pode ser o fim do botão "voltar"
Android Q melhorará gestos de navegação e pode ser o fim do botão "voltar"
Tudo sobre Google

Todo ano, a Google lança uma nova versão do Android incluindo várias novidades e funções inovadoras. A versão mais recente do sistema é o Android Pie, introduzindo um novo sistema de navegação por gestos que faz uso de uma pequena barrinha inferior com a finalidade de voltar à tela inicial, abrir a gaveta de aplicativos e gerenciar as multitarefas. Vale notar que, com a implantação dessa barra, a Google esteve tentando dispensar o uso dos três ícones que ali estão (voltar, home, multitarefas) para deixar o visual do sistema operacional mais limpo — e pelo visto a companhia parece querer mesmo dar um fim ao botão "voltar" no Android Q.

De acordo com o XDA Developers, a gigante das buscas está testando, para a próxima versão do Android, duas novas mudanças no sistema de navegação por gestos, com a principal novidade sendo a adoção completa da barrinha inferior e dos gestos de navegação, acabando com o clássico botão “voltar”.

Assim como a maioria dos usuários de smartphones com o sistema operacional da Google devem saber, o Android manteve, historicamente, três botões na barra de navegação. No Pie, o botão home e o de aplicativos recentes foram combinados, mas o de “voltar” ainda se mantinha ali , aparecendo apenas quando necessário e entregando uma visualização bem limpa e simples da interface.

A equipe do XDA vasculhou as funções da versão de testes do Android Q que obtiveram e verificaram que o movimento da barrinha para a esquerda faz com que o sistema voltasse para a tela anterior, e eles notaram ainda que um deslize rápido para a direita não leva mais os usuários ao menu dos aplicativos recentes. Em vez disso, o gesto possibilita a transição entre um aplicativo e outro, que estarão em forma de cartões. Isso faz com que o usuário possa ter uma experiência de uso mais rápida e menos desajeitada.

Continua após a publicidade

Contudo, o site ressalta que a versão em que notaram a mudança faz parte de um sistema de testes, e que as funcionalidades podem acabar mudando ao longo do desenvolvimento.

Fonte: 9to5Google