Android Q | Beta final ganha alterações e melhorias na navegação gestual
Prestes a ser lançado de maneira definitiva, o Android Q já ganhou sua última versão beta. Como já é de conhecimento de todos, não há tantas novidades nesta atualização, a não ser que, agora, a navegação por meio dos gestos voltou, com modificações e melhorias. A Google também está lançando “o API 29 SDK final e ferramentas de criação atualizadas para o Android Studio” como parte do beta 6.
"Fizemos mais refinamentos no Gesture Navigation no Beta 6 com base no feedback dos usuários. Primeiro, para garantir uma operação confiável e consistente, há um limite de exclusão de aplicativo vertical de 200 dpi para o gesto "Voltar". Em segundo lugar, adicionamos uma configuração de preferência de sensibilidade para este mesmo gesto", disse a Google, em comunicado.
O "limite de exclusão de aplicativo vertical de 200 dpi" é algo bem técnico: essencialmente, os aplicativos que desejam desativar esse gesto o afetarão de modo a impedir que o comando de voltar funcione na tela com tamanho de 200 pixels, independentes da densidade. A ideia é que alguns programas permitam que você percorra as coisas com os gestos, como slides em uma galeria; assim, excluir uma parte da tela diminui a probabilidade de você acidentalmente acionar o botão "Voltar". Outro exemplo é um controle deslizante em um vídeo, definindo uma exclusão em torno dele, o que tornaria mais fácil "pegar" o controle deslizante e movê-lo quando estiver próximo à borda da tela.
? The drawer behavior is changing. Users will be able to open the drawer by peeking the drawer, and then swiping. Big benefit is that this works with existing apps with "old" DrawerLayout versions. pic.twitter.com/WVyOzQFzHO
— Chris Banes (@chrisbanes) July 2, 2019
Há também, como o 9to5Google revelou pela primeira vez, uma nova opção "sensibilidade de gesto de volta". Depois de ativar a navegação por gestos na versão beta, essa configuração permitirá que você defina uma preferência entre baixa e alta. Isso não é super claro e, infelizmente, não há uma demonstração para indicar a quantidade de tela reservada para o gesto de retorno. Mas, quanto mais alto você definir, mais ampla será a janela. O pop-up adverte que "sensibilidade mais alta pode conflitar com gestos de aplicativos ao longo das bordas da tela".
É definitivamente um recurso com o qual muitos usuários acabam brincando, porque, apesar dos esforços da Google, ainda há muita confusão sobre como lidar com o lado esquerdo da tela. Muitos aplicativos colocam uma gaveta lá e, embora você deva segurar o dedo nessa área para "espiar" a gaveta e puxá-la para fora, ainda é um gesto super confuso.

A Google diz que está mudando essas configurações de gestos "com base no feedback dos usuários", mas, trocando em miúdos, é uma maneira polida de dizer que ninguém entendeu muito bem como funciona o recurso, que está sendo adaptado.
Nós devemos ver o Android Q em sua plenitude com o lançamento dos novos smartphones da linha Pixel, que também serão lançados em breve.
Fonte: The Verge
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.