Android Q | Beta final ganha alterações e melhorias na navegação gestual

Por Felipe Ribeiro | 08 de Agosto de 2019 às 23h10
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Prestes a ser lançado de maneira definitiva, o Android Q já ganhou sua última versão beta. Como já é de conhecimento de todos, não há tantas novidades nesta atualização, a não ser que, agora, a navegação por meio dos gestos voltou, com modificações e melhorias. A Google também está lançando “o API 29 SDK final e ferramentas de criação atualizadas para o Android Studio” como parte do beta 6.

"Fizemos mais refinamentos no Gesture Navigation no Beta 6 com base no feedback dos usuários. Primeiro, para garantir uma operação confiável e consistente, há um limite de exclusão de aplicativo vertical de 200 dpi para o gesto "Voltar". Em segundo lugar, adicionamos uma configuração de preferência de sensibilidade para este mesmo gesto", disse a Google, em comunicado.

O "limite de exclusão de aplicativo vertical de 200 dpi" é algo bem técnico: essencialmente, os aplicativos que desejam desativar esse gesto o afetarão de modo a impedir que o comando de voltar funcione na tela com tamanho de 200 pixels, independentes da densidade. A ideia é que alguns programas permitam que você percorra as coisas com os gestos, como slides em uma galeria; assim, excluir uma parte da tela diminui a probabilidade de você acidentalmente acionar o botão "Voltar". Outro exemplo é um controle deslizante em um vídeo, definindo uma exclusão em torno dele, o que tornaria mais fácil "pegar" o controle deslizante e movê-lo quando estiver próximo à borda da tela.

Há também, como o 9to5Google revelou pela primeira vez, uma nova opção "sensibilidade de gesto de volta". Depois de ativar a navegação por gestos na versão beta, essa configuração permitirá que você defina uma preferência entre baixa e alta. Isso não é super claro e, infelizmente, não há uma demonstração para indicar a quantidade de tela reservada para o gesto de retorno. Mas, quanto mais alto você definir, mais ampla será a janela. O pop-up adverte que "sensibilidade mais alta pode conflitar com gestos de aplicativos ao longo das bordas da tela".

É definitivamente um recurso com o qual muitos usuários acabam brincando, porque, apesar dos esforços da Google, ainda há muita confusão sobre como lidar com o lado esquerdo da tela. Muitos aplicativos colocam uma gaveta lá e, embora você deva segurar o dedo nessa área para "espiar" a gaveta e puxá-la para fora, ainda é um gesto super confuso.

Imagem: Google

A Google diz que está mudando essas configurações de gestos "com base no feedback dos usuários", mas, trocando em miúdos, é uma maneira polida de dizer que ninguém entendeu muito bem como funciona o recurso, que está sendo adaptado.

Nós devemos ver o Android Q em sua plenitude com o lançamento dos novos smartphones da linha Pixel, que também serão lançados em breve.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.