Android Pie | Melhores nomes não escolhidos para o sistema operacional

Por Wagner Wakka | 06 de Agosto de 2018 às 17h30
Tudo sobre

Google

A Google revelou nesta segunda-feira (6) o nome oficial do novo Android. Até então chamado apenas de P, ele foi oficialmente batizado como Pie (torta, em inglês), mantendo a tradição da empresa em dar nomes de doces para o programa.

Entretanto, antes deste anúncio, muitas eram as especulações sobre os nomes. Pelo Twitter são vários usuários considerando a escolha, considerada tola por grande parte deles. Contudo, vale lembrar o mar de especulações criativas das quais a Google poderia ter se aproveitado para batizar seu mais recente integrantes. Vamos a elas:

Popsicle

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Este é um tipo de sorvete muito colorido, cujo nome estava no topo dos chutes para o Android pé. Parecia uma escolha mais óbvia, uma vez que este picolé cheio de cores é a cara da Google e seu sistema operacional. Contudo, o principal problema é que Popsicle é um daqueles típicos nome metonímicos e registrados oficialmente pela Unilever. como lembrou um usuário no Twitter.

Mesmo que a Google tivesse interesse em uma parceria para utilização do nome (o que poderia facilmente acontecer), a marca não é famosa fora dos EUA. Aqui no Brasil mesmo, o produto não é conhecido.

Popcorn

Este era outro forte candidato que poderia até ganhar o seu equivalente brasileiro com a mesma inicial: pipoca. Um dos alimentos mais difundidos mundialmente estaria na lista dos mais divertidos nomes para o Android. Contudo, não é todo mundo que considera pipoca como um doce, mesmo com uma cobertura adocicada, o que pode ter feito a Google passar batida na opção.

Pudding

Aquele famigerado pudim, embora tenha uma cara bem brasileira, é um doce bastante difundido mundialmente. É uma sobremesa divertida e maleável. Ou seja, há quem o faça em formatos redondos, quadrados, em potes. Enfim, traz a variação que poderia muito bem representar o Android.

Pancake

Este era outro nome bastante forte que, apesar de americanizado, também é bastante difundido em outras culturas. Acontece que, como a pipoca, as panquecas não são essencialmente doces, sendo que o mais definidor de gosto aqui é realmente a cobertura.

Pineapple

Havia quem apostasse em pineapple (abacaxi) para o nome do sistema operacional. Contudo, esta era uma aposta fraca. Primeiro, porque na escala de doce, o abacaxi fica longe de primeira escolha. Segundo que não é nem longe uma unanimidade que fruta seja uma sobremesa. Terceiro que abacaxi nem sempre é doce, carregando consigo um ar por vezes mais cítrico que adocicado.

Ainda, vale lembrar que a sua casca de difícil acesso torna a fruta sinônimo de complicação. Afinal, quem nunca teve um abacaxi para descascar?

Versões brasileiras

Claro que, quando a Google anunciou o Android P, começaram a especulação para versões brasileiras do nome. Surgiram algumas boas sugestões (claro, só de brincadeira) como pirulito (semelhante ao Popsicle), pipoca, paçoca, pé de moleque e até o salgado mais querido dos mineiros: pão-de-queijo. Infelizmente, a Google não olhou para nós na hora de nomear seus novo sistema operacional.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.