Android P não oferecerá suporte ao método de autenticação WPS

Por Eduardo Hayashi | 10 de Julho de 2018 às 12h34
Android Pit

Novas informações de recursos e funcionalidades que serão inauguradas com o lançamento do Android P chegam a todo momento, no entanto desta vez surgiram evidências de que a nova versão do sistema do robô verde eliminará totalmente a função de conexão Wi-Fi via Wi-Fi Protected Setup (WPS).

O WPS está presente em quase todos os modelos de roteadores e pontos de acesso, tendo como principal finalidade tornar mais simples a autenticação de conexão com dispositivos, seja por meio de uma combinação numérica (PIN) ou através do uso de um botão físico. Apesar de muito útil e prática, a tecnologia é constantemente associada a vulnerabilidades de segurança em redes sem fio.

Conforme relataram alguns usuários em um tópico de discussão no Google Issue Tracker, os códigos do Android P trazem diversas evidências de que o WPS será descontinuado com o lançamento do sistema operacional, marcando o recurso como uma ferramenta "obsoleta". Em meio a esse rumor, um representante da Google respondeu aos comentários informando que a equipe de desenvolvimento "ainda está investigando o assunto para fornecer esclarecimentos adicionais".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tendo em vista a fragilidade de proteção do WPS e o recente boato de que o Android P não suportará a função, é bastante provável que estejamos à beira do fim definitivo da tecnologia de autenticação, principalmente se considerarmos a preocupação crescente de empresas de tecnologia com assuntos que envolvem segurança digital.

Fonte: AndroidGeek

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.