Android M poderá oferecer suporte para correio de voz visual

Por Redação | 16.07.2015 às 14:38

O correio de voz visual é um recurso que permite ao usuário visualizar uma lista das suas mensagens de voz e escolher uma delas para reproduzir ou apagar sem precisar ligar para o serviço de correio de voz, de acordo com os recursos disponibilizados pela operadora de telefonia móvel utilizada. Ao contrário de sistemas como iOS, Windows Phone e BlackBerry, o Android nunca ofereceu suporte nativo para esse recurso, mas parece que isso deve mudar na próxima versão do SO.

De acordo com um funcionário do Google, o Android M será lançado com uma interface unificada para o correio de voz. Além disso, um usuário postou no Google+ uma captura de tela que mostra a tela dessa nova interface, que também adota o já conhecido Material Design. De acordo com a imagem, as mensagens de voz aparecem listadas em pequenos cards que podem ser expandidos quando tocados.

Na forma estendida, é possível ver uma seekbar que permite avançar rapidamente entre os segmentos da mensagem de voz, além de botões de reprodução e pausa e um ícone de lixeira que permite apagar a mensagens. A ferramenta traz ainda botões virtuais que permitem retornar a chamada ou enviar um SMS para quem deixou a mensagem.

Correio de voz visual Android

Image: Reprodução / DigitalTrends

Porém, parece que o Google está enfrentando algumas dificuldades para fechar acordo com as operadoras de telefonia que precisam liberar o uso do serviço. Ainda de acordo com o funcionário da empresa citado anteriormente, por enquanto apenas a Orange, da França, e a T-Mobile, dos Estados Unidos, toparam apoiar o recurso. Podemos deduzir que as operadoras devem cobrar uma taxa mensal para utilizar o correio de voz visual, uma vez que a funcionalidade desvia receita proveniente das ligações para o serviço de caixa postal.

Na última semana, o Google lançou uma versão atualizada e melhorada do novo Android M, a Developer Preview 2. A segunda versão do Android M Developer Preview traz, basicamente, correção de bugs e atualizações de segurança, bem como melhorias na API. Vale lembrar que o Android M Developer Preview é compatível apenas com alguns aparelhos: Nexus 5, Nexus 6 e Nexus 9.