Publicidade

Android ganhará opções para busca e navegação na Europa, diz Google

Por| 20 de Março de 2019 às 11h13

Link copiado!

Android ganhará opções para busca e navegação na Europa, diz Google
Android ganhará opções para busca e navegação na Europa, diz Google
Tudo sobre Google

A Google anunciou que vai começar a perguntar aos usuários europeus do Android qual navegador e mecanismo de busca eles preferem usar em seus dispositivos. A decisão vem na esteira de uma ação regulatória contra a empresa pela maneira como ela agrega software em seu sistema operacional móvel. No ano passado, a gigante foi multada em US$ 5 bilhões (R$ 18,9 bilhões, na cotação de hoje) por reguladores da União Europeia por violar leis antitruste.

A resposta inicial da Google foi começar a cobrar taxas de licenciamento dos fabricantes pela Play Store e por outros aplicativos, oferecendo a opção de incluir o Google Chrome e o aplicativo de pesquisa do Google gratuitamente no pacote geral. Agora, o vice-presidente sênior de questões globais, Kent Walker, diz em uma postagem no blog da empresa que a Google vai um passo além, oferecendo aos usuários de "dispositivos Android novos e existentes na Europa" uma escolha direta de serviços.

"Nos smartphones Android, você sempre conseguiu instalar qualquer mecanismo de pesquisa ou navegador, independentemente do que veio pré-instalado no telefone quando você o comprou", diz Walker. “Na verdade, um típico usuário de telefone Android geralmente instala cerca de 50 aplicativos adicionais em seu telefone; agora, também faremos mais para garantir que os proprietários de telefones Android saibam sobre a ampla variedade de navegadores e mecanismos de pesquisa disponíveis para download em seus dispositivos", ressaltou.

A Google não disse quando isso acontecerá e nem informou quais produtos concorrentes serão destacados.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge, Google blog