Android ganha recurso de desbloqueio por reconhecimento vocal

Por Redação | 13 de Abril de 2015 às 16h17

O Smart Lock é um dos recursos mais bem-vindos com a atualização do Android para a versão Lollipop, a 5.0. Com ele, é possível ter uma camada a mais de segurança, via reconhecimento facial e pareamento com outros dispositivos por meio de Bluetooth. E agora o Google adiciona mais uma ferramenta para isso, o "Trusted Voice", que, como dá pra imaginar, avalia o acesso ao aparelho por meio da voz do usuário.

O Google já vem há algum tempo aprimorando seu sistema de reconhecimento vocal e, em alguns aparelhos, como o Nexus 6, os comandos vocais estão cada vez mais presentes e abrangentes. Algumas ações, entretanto, ficavam restritas quando o telefone ficava no modo de segurança bloqueado. Com o "Trusted Voice", o usuário dos aparelhos atualizados com o Android Lollipop poderá usar o reconhecimento vocal para desbloquear o dispositivo e em seguida realizar as ações via voz. Para utilizar, basta que o aparelho reconheça quando o dono disser "OK Google".

TRUSTED VOICE

A ferramenta, porém, parece ainda não ter uma sintonia tão fina quanto deveria para ser considerada uma camada de segurança confiável. Ao utilizar o "Trusted Voice", a própria companhia avisa que o recurso não é tão seguro quanto ao tradicional bloqueio de tela. Alguém com uma voz similar ou com uma gravação de sua voz pode desbloquear o aparelho, segundo o próprio Google.

Ao que parece, o desbloqueio de tela ainda é algo que, mesmo sendo necessário, ainda incomoda muitos usuários, especialmente os que não tiram os olhos de seus aparelhos o tempo todo. Pensando nisso, o Google vem tentando oferecer diversas ferramentas. Além do "Trusted Face", do "Trusted Devices" e do "Trusted Voice", a empresa também disponibiliza o "Trusted Places", que diferencia o bloqueio em ambiente doméstico e corporativo; e o "On-body detection", que deixa o telefone bloqueado se ele está no bolso e liberado quando posicionado sobre uma mesa.

Como a atualização dos aparelhos com Android vem acontecendo de forma gradual e lenta, ainda não dá pra dizer exatamente quando as novidades vão chegar para cada modelo com o sistema operacional.

Via Ars Technica.

Fonte: http://arstechnica.com/gadgets/2015/04/my-voice-is-my-passport-android-gets-a-trusted-voice-smart-lock/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.