Android: como responder SMS pelo computador

Por Felipe Arruda

Manter o celular no modo silencioso é uma boa regra de etiqueta, principalmente no trabalho ou na aula. Apesar de mais educada, essa conduta tem um efeito negativo: muitas vezes, ao se concentrar no trabalho com o computador, por exemplo, acaba-se perdendo ligações ou deixando de responder mensagens importantes, simplesmente por não perceber que o smartphone está vibrando.

Mas há uma maneira bastante prática de resolver esse problema: é o Mighty Text, aplicativo e serviço web criado por ex-funcionários de empresas como Google, Zynga e Cisco. Depois de seguir este tutorial de instalação e configuração, você receberá notificações na tela do computador sempre que uma SMS ou MMS chegar ou alguém estiver ligando para o seu celular. Mais do que isso, você poderá responder às mensagens sem usar o celular, mesmo ser avisado quando a bateria estiver acabando ou totalmente carregada e sincronizar suas fotos e vídeos para compartilhá-las mais facilmente.

MightyText no Android

Instalar e configurar o MightyText no celular

O primeiro passo do tutorial é a instalação do aplicativo SMS Text Messaging ↔ PC Texting, que pode ser encontrado gratuitamente na Play Store. Para isso, basta seguir as etapas abaixo:

  • execute a Play Store no seu celular;
  • clique no ícone da lupa e faça uma busca por MightyText;
  • selecione a opção SMS Text Messaging ↔ PC Texting e, em seguida, clique em "Instalar"; e
  • ao abrir o aplicativo pela primeira vez, será necessário se autenticar com a conta do Gmail atrelada ao seu celular. Basta selecioná-la no menu da tela inicial do app e, em seguida, permitir que o MightyText acesse sua conta.

Extensão para navegadores

Para completar a instalação e configuração do MightyText, você deve instalar a extensão do serviço para o navegador web de sua preferência, como descrito abaixo:

Google Chrome: acesse a página da extensão e clique no botão "Adicionar ao Chrome". Depois de concordar com as permissões exigidas pela extensão e de ela ter sido propriamente instalada, acesse o aplicativo web do MightyText.

MightyText para Google Chrome

Firefox: faça o download da extensão para Firefox e, em seguida, clique no botão "Instalar". Caso você esteja usando o Firefox no Mac OS X, será necessário instalar o aplicativo Growl, para receber as notificações do MightyText no desktop.

Internet Explorer: para usar o web app do MightyText no navegador da Microsoft é necessário, antes, adicionar o serviço como sendo de um site confiável. Para isso, Selecione o item "Opções de Internet", dentro do menu de configurações, representado pelo ícone de uma pequena engrenagem. Na aba "Segurança", opte por "Sites confiáveis" e, em seguida, "Sites". Informe o endereço "https://textyserver.appspot.com" e clique no botão "Adicionar". Repita esse procedimento para adicionar também os endereços "https://mightytext.net" e "https://mighty-app.appspot.com". Depois de clicar em "Fechar" e "OK", execute o web app do MightyText.

Safari e Opera: não existem extensões do serviço para esses navegadores, mas o MightyText pode ser usado por meio do web app.

Note que você deve se logar no sistema com a mesma conta do Gmail usada no seu smartphone.

MightyText visão geral

Tudo configurado. E agora?

Depois de configuradas as duas pontas, ou seja, tanto o aplicativo no celular com Android quanto o acesso no navegador de sua preferência, pode ficar tranquilo. As extensões ficarão responsáveis por notificar o usuário a cada mensagem SMS ou MMS recebida. Ao abrir o aplicativo web, você poderá não apenas ler, como também responder e até compor mensagens pelo browser. Porém, note que o celular também deve estar conectado à internet para que o serviço funcione corretamente.

As chamadas recebidas não podem ser atendidas pelo computador, mas o sistema também avisará o usuário sempre que o celular estiver tocando. Acredite: para os mais distraídos, esse recurso se torna muito útil.

Extensão MightyText para Google Chrome

A extensão para Chrome possui recursos adicionais muito interessantes, como a possibilidade de abrir automaticamente no celular uma página, vídeo do YouTube ou endereço no Google Maps que esteja sendo visualizado no computador. Para isso, basta abrir o conteúdo desejado em uma aba do Google Chrome e clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a extensão do MightyText. Use as opções "Open this Page/Map on Phone" ou "Play Video on Phone". Também existe a possibilidade de enviar um link por SMS para algum contato, por meio da função "Text this Page".

MightyText URL via SMS

O MightyText também é útil nos casos em que alguém esquece o celular em casa e sai para o trabalho. Caso o aparelho continue conectado no WiFi da casa onde ele se encontra, você poderá receber e enviar SMS pelo computador do escritório, como se estivesse com o aparelho em mãos. Caso isso aconteça frequentemente em sua vida, recomendamos que você mantenha habilitada a opção "Ping Network", dentro das configurações (Settings) do app instalado no Android. Dessa forma o celular fará contato com a internet periodicamente, evitando que a rede seja desabilitada para economizar bateria.