Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 tem 4 grandes novidades reveladas em vazamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2021 às 10h44

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

O Android 12 ainda nem chegou para a maioria dos usuários, mas o Android 13 "Tiramisu" já está em fase de desenvolvimento pelo Google. Alguns prints de tela vazaram na internet com mudanças visuais e recursos que a próxima versão do sistema operacional deve trazer em 2022. Vale lembrar que ainda faltam vários meses para o anúncio oficial, portanto muita coisa ainda pode mudar até o Google I/O, quando a companhia tradicionalmente revela as novidades.

Segundo o site XDA Developers, responsável pela publicação original do conteúdo, as imagens foram obtidas de forma exclusiva por uma fonte com acesso a uma versão inicial do Android 13. Como essa mesma fonte teria mostrado com sucesso as capturas do Android 12 e do Android 12.1 — que depois virou o Android 12L —, é possível afirmar que as fotos têm grande probabilidade de serem verdadeiras.

Confira os recursos mais esperados para o Android 13:

Continua após a publicidade
  • Idiomas individuais para cada aplicativo
  • Permissão de tempo de execução para notificações
  • TARE: a economia de recursos do Android
  • Layout do relógio da tela de bloqueio

4. Idiomas do aplicativo no Android 13

Esse foi um recurso que já havia aparecido na semana passada e deve ser uma das primeiras novidades do Android 13. Em vez de aplicar um único idioma para todo o sistema operacional, como ocorre hoje, os usuários poderão definir línguas diferentes para cada app. Se quiser deixar a interface do Android em português e o Facebook em inglês, por exemplo, basta clicar no programa e definir o idioma desejado.

O recurso pode ser bastante utilizado para quem gosta de praticar vários idiomas ou para quem deseja curtir a experiência original de cada programa. Em muitos jogos, você não consegue colocar em inglês ou japonês se o seu sistema for em português, algo que deve mudar a partir de agora.

Continua após a publicidade

A adição terá o nome de Panlingual (ainda não dá para saber se manterão esse nome em português) e deve trazer mais versatilidade para a personalização dos telefones. Além de aparecer nas configurações do aplicativo, também deve ser configurado como uma nova opção dos "idiomas do aplicativo" nas configurações de "Idiomas e entrada".

Por enquanto, tudo ainda depende dos aplicativos liberarem tais recursos, afinal será preciso existirem linhas de código com as respectivas traduções. Portanto, não vai adiantar colocar um app em espanhol se ele apenas tiver a língua inglesa como a única disponível.

3. "Temporizador" para notificações

Continua após a publicidade

O Android 13 deve trazer um recurso para reduzir a quantidade de notificações dos telefones dos usuários a partir da definição de um "tempo de execução". A ideia é criar uma permissão de quanto tempo um app poderá enviar notificações para o telefone, como algo que já existe para localização e acesso à câmera. Ainda não está claro quais os períodos serão liberados, mas o print mostra um contador semanal de alertas:

Ainda não está claro se o recurso será apenas para novos apps instalados no Android 13 ou se aplicativos do sistema anterior também serão afetados pelas novas regras. O fato é que essa adição deve diminuir bastante o spam nas dezenas de avisos que chegam na tela inicial dos celulares todos os dias, o que pode fazer com que muita gente deixe de perder coisas realmente importantes do trabalho, como e-mails ou mensagens.

Vale lembrar que o Android 12 já possui um recurso para classificar as notificações e definir se devem ou não interromper a rotina do usuário. Dá, por exemplo, para deixar apenas mensagens de apps de trabalho ativas durante o expediente ou até desativar completamente os alertas por um período do dia, mas muita gente ainda não utiliza a solução porque não a conhece.

Continua após a publicidade

2. TARE: economia de recursos do Android

O Google deve lançar uma melhoria para gerenciar melhor a utilização dos recursos do telefone com Android 13. A TARE, sigla para The Android Resource Economy, reduzirá o consumo de bateria a partir da gestão eficaz de políticas de alarmes e tarefas do aparelho.

Ao que parece, será uma forma evoluída do modo de economia de bateria que já existe, porém focado nos aplicativos. Cada programa terá um limite de quantas tarefas poderá agendar por intermédio do JobScheduler e AlarmManager, dependendo do nível da bateria e das necessidades do app. Se a carga estiver baixa, é provável que alguns softwares funcionem com limitações para evitar o descarregamento total.

Continua após a publicidade

Como é algo bastante técnico, ainda é cedo para adentrar nas minúcias do funcionamento, mas parece ser uma adição bem positiva para otimizar a duração das baterias, um "Calcanhar de Aquiles" para a maioria dos usuários.

1. Layout do relógio na tela de bloqueio

Muita gente não consegue perceber a mudança de sistema operacional quando faltam novidades visuais na atualização. O Android 13 pode trazer uma nova configuração na tela de bloqueio para trocar a aparência do relógio exibido ali. Essa seria uma forma de se notar a diferença visual entre os sistemas mais antigos — o Material You já trouxe uma baita mudança entre a versão 11 e a 12.

No Android 12 atual, o relógio é exibido em duas linhas, como dá para ver na primeira captura de tela quando não há notificações. Quando chegam os alertas, a aparência muda para um visual de linha única, afinal a ênfase precisa ser nos recados que chegaram ao aparelho. O Android 13 poderá, aparentemente, manter o layout de linha única de modo contínuo, com ou sem notificações.

Continua após a publicidade

Por enquanto, essas são as primeiras adições já visualizadas no Android 13. Ainda são poucas novidades, mas é preciso lembrar que faltam ao menos cinco meses para o anúncio prévio do sistema, que só deve começar a ser exibido em prévias a partir do segundo semestre de 2022. Aos usuários resta torcerem para ter acesso Android 12 — a Motorola confirmou na semana passada quais aparelhos vão recebê-lo — e desfrutarem das novidades de segurança e privacidade do sistema operacional do Google.

Fonte: XDA-Developers