Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 deve trazer suporte a áudio Bluetooth com baixo consumo de energia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2021 às 17h10

Link copiado!

Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

O Android 13 pode ser compatível com a tecnologia Bluetooth Low Energy Audio (LE Audio), que mantém a qualidade de áudio e transmissão ao custo de um menor consumo energético. A plataforma aparentemente oferecerá suporte total à tecnologia como forma de garantir a elevada qualidade de streaming de áudio para fones de ouvido sem fios e aparelhos auditivos sem impacto severo no gasto de bateria.

Traços do código do Bluetooth LE foram encontrados no Android Open Source Project (AOSP), ainda em fase prematura de desenvolvimento, que mostra o possível suporte ao codec LE Audio. O editor do site Esper, Mishaal Rahman, viu que o utilitário estaria adicionado às configurações do sistema como "prioridade mais alta", o que sugere se tratar de uma configuração padrão para dispositivos de áudio.

Continua após a publicidade

O Bluetooth LE Audio trará maior vida útil para baterias e uma conexão mais estável, sem precisar ter a qualidade de áudio reduzida nos dispositivos móveis. Outra vantagem seria a possibilidade de parear mais de um fone de ouvido simultâneo, o que possibilitam que duas (ou mais) pessoas escutem a mesma música em um único aparelho celular ou tablet.

Investimento em aparelhos compatíveis

Se isso se confirmar, na prática, todos os dispositivos suportados devem ter uma conexão com o LE Audio antes de tentar se conectar a outros codecs de áudio. Essa é uma notícia excelente para os fabricantes, que poderão começar a investir nesse sistema como forma de entregar mais eficiência energética para seus acessórios.

Hoje, a maioria dos fones e aparelhos auditivos não oferecem suporte ao codec porque ele tem baixa compatibilidade e eleva o valor do produto. Por enquanto, o código encontrado indica que somente os Androids com Snapdragon 888 ou 865+ teriam suporte à tecnologia, o que poderia mudar no futuro. Vale ressaltar que o Android 12 tem uma API de áudio LP, mas não é o suporte completo que se pretende entregar na nova versão do SO.

Continua após a publicidade

Os aparelhos auditivos foram os inauguradores da tecnologia porque eles ficam mais tempo no ouvido das pessoas. Em geral, eles são retirados apenas para dormir, razão pela qual precisam ter elevada eficiência energética para que não seja necessário trocar a bateria com frequência.

A única certeza até agora é que o Bluetooth LE Audio seria uma adição importante para quem não abre mão dos fones, seja por necessidade física ou por diversão. Com o avanço no desenvolvimento do Android 13 no início de 2022, é provável que o usuário comece a ouvir cada vez mais sobre o Bluetooth de baixo consumo e suas vantagens para economizar a bateria dos aparelhos.

Fonte: Mishaal Rahman