Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 volta a ter controle de volume para Chromecast na linha Pixel

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Janeiro de 2022 às 12h30

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Os botões de volume de celulares com Android 12 voltaram controlar o som de transmissões via Chromecast — ao menos, na linha Google Pixel. O recurso foi removido do sistema operacional na terceira versão Beta do sistema operacional, lançada em julho de 2021, devido a uma briga judicial decorrida por uma suposta violação de patente.

A informação parte do editor do Esperdev, Mishaal Rahman, que recebeu no celular uma atualização de segurança referente a 5 de janeiro de 2022. Dentro dela, porém, não havia somente correção de vulnerabilidades, mas também o retorno do controle de volume para transmissões no Chromecast a partir de botões físicos ou toque na tela.

Continua após a publicidade

Supostamente, essa nova versão do controle de volume não viola a patente responsável pela retirada do recurso meses atrás. Contudo, não é possível ressaltar as diferenças que tornam isso possível, já que na época um funcionário do Google informou que “a disputa legal não poderia ser compartilhada com o público”.

A versão renovada coloca os controles de mídia e de transmissão à direita da tela. A barra de volume é posicionada na vertical — arrastar para cima aumenta o som, para baixo, diminui. A seção que gerencia o Chromecast só aparece quando há uma transmissão ativa no momento, como quando há músicas tocando no Spotify ou vídeo rolando no YouTube.

Provavelmente, essa mudança só deve ser relevante para donos de smartphones da linha Pixel e de modelos que adotem uma versão “quase pura” do Android. Contudo, uma vez que não se sabe exatamente qual foi o problema, não é possível cravar se a violação de patente aconteceu devido a interface ou funcionamento da ferramenta.

A atualização deve ser distribuída gradativamente entre usuários, assim como qualquer outro update liberado pelo Google. Vale ficar atento à bandeja de notificações para baixar a compilação assim que possível.

Continua após a publicidade

Fonte: Mishaal Rahman