Android 12 prepara função de print até então exclusiva de celulares Pixel

Android 12 prepara função de print até então exclusiva de celulares Pixel

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2021 às 11h44
Divulgação/Google

Uma solução extremamente útil do Google é a leitura de itens na tela em qualquer app, que está embutida na Visão Geral do Android. A função não só serve para tirar um print com um simples toque, mas também para deixar opções de cópia sempre à mão.

Na linha de smartphones Pixel, o recurso existe há mais ou menos três anos, enquanto celulares de outras marcas tinham acesso somente ao “O que está na minha tela?” do Google Assistente (que nem sempre está disponível). No Android 12, a exclusividade está prestes a acabar, já que a habilidade parece estar a caminho de todos os dispositivos.

O atalho coloca funções do Google Lens a poucos toques de distância (Imagem: Renato Santino/Canaltech)

Atualmente, o Google Tradutor e Lens estão integrados à Visão Geral do Android 12, portanto, o que a versão Beta 4 introduz é a detecção automática de fotos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um ícone é apresentado no canto inferior da imagem sempre que uma imagem é encontrada na janela do app. Tocar no atalho faz a mídia “saltar” do aplicativo e exibe as opções do Google Lens (copiar, compartilhar e salvar) na parte de cima, enquanto oferece uma lista de compartilhamento rápido com contatos recentes embaixo.

Em comparação a opção padrão — tirar a captura, recortar e depois enviar — a ferramenta é bem mais eficiente e intuitiva. Portanto, apesar de sutil, a adição tem grande valor para a navegação diária.

Nem todos devem receber a novidade

Se a adição realmente vai estar disponível para todos os usuários de Android 12, só o tempo dirá. Fabricantes com distribuições personalizadas, como Samsung e Xiaomi, têm a liberdade de adotar ou excluir as adições do Google da forma que preferir. Neste caso, resta apenas torcer para que o atalho não seja deixado no limbo.

A nova versão do sistema do robozinho ainda não tem data de lançamento, mas a sua Release Candidate (atualização mais próxima da compilação estável) está mais próxima pode ser liberada em breve. O Android 12 Beta 4 deu início ao processo de polimento do SO, então está quase tudo em seu devido lugar para alcançar o grande público.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.