Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 deve permitir que usuário bloqueie apps de usarem a internet

Por| 21 de Janeiro de 2021 às 14h45

Link copiado!

Magicle/Unsplash
Magicle/Unsplash

O primeiro beta para desenvolvedores do Android 12 é aguardado para o mês de fevereiro, e por enquanto algumas poucas informações de novos recursos estão disponíveis. Um deles diz respeito a uma restrição de acesso à internet para aplicativos, que pode ajudar a economizar dados e até aumentar a segurança do celular.

Os poucos detalhes disponíveis para a funcionalidade foram descobertos pelo XDA Developers no código do AOSP (Android Open Source Project). Segundo a publicação, não se trata de um aguardado firewall para o sistema operacional móvel, mas não deixa de ser um recurso interessante.

Internamente, essa nova função é chamada “modo de rede restrito”. Trata-se de uma opção que, quando ativada, apenas as aplicações que receberem uma permissão especial de acesso à rede poderão se conectar à internet. Apenas alguns apps específicos ou aqueles instalados de fábrica terão esta autorização.

Continua após a publicidade

Assim, com o modo de rede restrito ativado, apps instalados pelo usuário ficaram sem acesso à internet. É uma boa maneira de aumentar a segurança do dispositivo e, tudo indica, pode ajudar a combater alguns malwares disponíveis no mercado. Desativando o acesso à rede, o usuário poderia evitar o pior no caso de encontrar uma aplicação maliciosa em seu dispositivo.

Mais informações sobre este e outros novos recursos do Android 12 devem surgir em fevereiro, quando o primeiro beta para desenvolvedores deve ser lançado pelo Google.

Fonte: XDA Developers