Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 11 remove função usada para personalizar gestos de navegação

Por| 26 de Agosto de 2020 às 13h42

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Desde que a navegação por gestos se estabeleceu como padrão em novos smartphones, o Google vem tentando exercer mais controle na implementação dessa função, obrigando as fabricantes a incluírem a solução nativa do sistema operacional em todos os aparelhos lançados. Isso vai ficar ainda mais evidente com a chegada do Android 11, quando uma função usada por terceiros para personalizar os gestos de navegação será removida.

Trata-se do overscan, um comportamento que também pode ser visto na maioria das TVs e envolve “cortar” parte da imagem ao deixá-la fora da tela. Essa opção está disponível no Android exatamente porque ele também roda em set-top boxes e em Smart TVs, mas isso vai mudar a partir do Android 11. De acordo com o Google, a função será removida porque nenhum produto estaria utilizando-a mais.

No entanto, essa opção é muito usada por aplicativos de terceiros para personalizar as opções de navegação com gestos do sistema operacional. Como nota o site XDA-Developers, os desenvolvedores podem usar o overscan para esconder a barra de navegação por gestos fora do campo de visão do usuário, por exemplo, e implementar outras soluções no lugar dela.

Continua após a publicidade

Android 11 será menos personalizável?

Na semana passada, outra novidade do Android 11 desagradou quem gosta de personalizar ao máximo a experiência do smartphone. A próxima versão do sistema operacional do Google vai dificultar o uso de aplicativos de câmera de terceiros. Segundo a companhia, essa medida foi tomada por questões de segurança e para proteger a privacidade dos usuários.

No caso da remoção do overscan, a única justificativa é o fato de não existirem mais produtos que a utilizem. Entretanto, as mudanças recentes impostas pelo Google podem levar a entender que a empresa quer garantir uma experiência mais unificada entre os diferentes tipos de smartphones, estabelecendo algum grau mínimo de padronização que pode não agradar quem gosta de modificar comportamentos do sistema no próprio aparelho.

O Android 11 continua em fase de testes, com a versão final prevista para ser lançada em setembro. Resta aguardar para saber se os desenvolvedores de aplicativos que alteram a navegação encontrarão outra forma de fazer essas modificações sem depender do overscan para isso.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA-Developers