Android 11 facilitará o login em Wi-Fi público

Por Rubens Eishima | 22 de Julho de 2020 às 08h30
Canaltech

O Google anunciou que o Android 11 irá adotar um sistema padronizado para logins em redes Wi-Fis abertas. Na prática, a novidade irá simplificar o acesso às redes públicas, utilizando um método proposto pelo comitê de engenharia da internet (IETF, na sigla em inglês) compatível também com o iOS, Windows, macOS e outros sistemas.

Apesar da boa notícia, o sistema só funcionará com redes Wi-Fi que adotarem o mesmo padrão. O IETF ainda está em processo de discussão das especificações, mas o Google já implementou parte das regras no segundo beta do Android 11.

O novo método complementa o atual sistema que tenta detectar a necessidade de um login e redireciona o usuário para a página apropriada. O recurso disponível atualmente, porém, nem sempre funciona, algumas vezes enviando o usuário para mensagens de erro ou páginas com acesso bloqueado.

Novo sistema permite que a rede Wi-Fi indique o endereço correto para login (imagem: Google)

Com o novo sistema, o endereço da tela de login é comunicado já na tentativa de conexão de rede. Além disso, a página é listada na tela de informações do Wi-Fi — demonstrada na imagem acima com o botão “Open site”.

O Google informa que a implementação atual no Android 11 beta 2 é preliminar, e que o sistema será atualizado com mais recursos em futuras atualizações do Google Play Services.

No caso de redes sem fio que não implementaram o novo sistema, o Android 11 continuará usando o método antigo. Quem sabe algum dia não iremos mais precisar abrir o navegador apenas para confirmar a entrada em uma rede Wi-Fi apenas para baixar uma mensagem de e-mail ou WhatsApp.

Fonte: Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.