Agora você pode fazer backup do Android no Google Drive

Por Redação | 07.12.2016 às 19:43

O Google Drive agora traz uma nova função que promete aliviar a barra dos que usam bastante as funções de backup para tablets ou smartphones rodando o Android. Um recurso novo foi inserido na interface do aplicativo para gerenciar de forma mais prática estas atividades.

Anteriormente, a novidade era restrita apenas para desenvolvedores, que precisavam armazenar e restaurar dados de aplicativos para que seus testadores tivessem acesso rápido e fácil. Até então, a funcionalidade ficava oculta na plataforma do Google Drive, mas parece que isso mudou.

Agora é possível visualizar e remover backups existentes no serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google. Você poderá manter (e alterar) aplicativos instalados, configurações do dispositivo e histórico de chamadas. Além disso, restaurar seu smartphone ou tablet Android fica mais fácil com a ajuda do Drive.

Outra boa novidade é que, através da interface do Drive, o usuário poderá visualizar quais aplicativos armazenam mais dados dentro da nuvem do Google. Tomando por base o WhatsApp, você poderá verificar quais tipos de dados ele está armazenando, como conversas, fotos, áudios, vídeos e documentos, por exemplo.

A novidade está começando a aparecer agora para os usuários, portanto pode ser que você ainda não tenha acesso a ela. Vale dizer que, por ora, ela também só está disponível na versão web do Drive. Para testar a nova função, basta sincronizar seu dispositivo Android com o Drive através da aba Backups, no menu da esquerda, e seguir os passos na tela. Dentro de poucos dias, a novidade deve ser liberada a todos.

Com informações do AndroidPolice