Google I/O | AdWords foram responsáveis por instalação de 10 bilhões de apps

Por Wagner Wakka | 08 de Maio de 2018 às 17h50
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Embora muita gente não goste de propaganda em aplicativos, a Google informou nesta terça-feira (8) que o AdWords já fez com que mais de 10 bilhões de aplicativos fossem instalados em sua loja. A notícia foi divulgada durante a Google I/O, evento da empresa para desenvolvedores que acontece até quinta-feira na Califórnia.

Isso é um avanço para a ferramenta. Em 2016, a Google apresentou números sobre o AdWords e, ná época, comemorava a marca de 2 bilhões de instalações. Ou seja, em dois anos o total aumentou em cinco vezes.

Esta foi a abertura de uma conversa sobre novidades a respeito de ferramentas de propaganda da Google para desenvolvedores. Nos próximos meses, os aplicativos vão poder adicionar informações internas nas próprias publicidades apresentadas no AdWords. Como exemplo, ela mostra o app Wish, um programa de compras, e na propaganda do aplicativo já aparecem algumas ofertas internas da plataforma. Segundo a própria Google, 70% dos usuários decidem se vão baixar um app levando em consideração quanto vão usar do programa.

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App Wish, por exemplo, mostra promoções já no anúncio (Foto: Divulgação)

Outra novidade está relacionada ao Play Instant. Trata-se de uma ferramenta da Google para que desenvolvedores possam oferecer uma versão demo do aplicativo que o usuário pode testar sem tem que baixar para o celular. Esta iniciativa já estava em fase de testes para alguns jogos em específico. Agora, a empresa abriu esta possibilidade para todos os jogos.

Medidas

Ainda este mês, a Google também pretende disponibilizar um relatório para os desenvolvedores integrantes do Google AdWords. O documento será chamado de VTC (sigla de view-through conversion) que não somente mostra a relação quantitativa de cliques com as publicidades, mas a associação delas com conversas, e se a publicidade está sendo positiva ou negativa.

A empresa também pretende facilitar a forma como desenvolvedores podem entregar estatísticas para parceiros. Atualmente, se alguém quiser retirar dados para fornecer a terceiros, precisa usar múltiplos kits de desenvolvimento e conciliar metodologias diferentes. A Google fechou uma parceria com a Interactive Advertising Bureau, uma organização sem fins lucrativos, para padronizar estas medidas e buscar formas de simplificar esta análise.

Fonte: VentureBeat

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