Versões de testes de apps poderão ser disponibilizadas na Play Store em breve

Por Redação | 10 de Outubro de 2014 às 10h39

Instalar um aplicativo que não cumpre as expectativas e depois ter que desinstalá-lo tem se tornado uma rotina cansativa para os usuários de tablets e smartphones. Ciente disso, o Google vem buscando uma maneira de estabelecer melhor os aplicativos, com versões menores e gratuitas para teste.

De acordo com o Digital Trends, essas versões não precisariam ser baixadas em sua totalidade, o que aumentaria a possibilidade dos usuários utilizarem, já que assim os softwares não ocupariam o limitado espaço de armazenamento interno de um dispositivo móvel. Além disso, gastariam menos banda dos planos de dados das operadoras.

Essa seria uma forma dos aplicativos serem adquiridos com mais frequência em países emergentes, onde as pessoas possuem menos recursos para gastar com apps. E, como muita gente dispensa vários títulos logo no primeiro dia de uso, também seria uma forma de direcionar melhor os aplicativos a um grupo de consumidores mais assíduos.

A proposta é semelhante ao Test Drive, da Amazon, e ao App.io, um serviço em que os desenvolvedores podem usar versões demo em HTML5 para suas opções de teste via Android ou iOS.

A companhia norte-americana ainda não confirmou e nem revelou detalhes sobre esse sistema de testes de app em sua loja virtual. Espera-se que em breve surjam mais detalhes a respeito do tema, pois o Google já vem trabalhando no tamanho das atualizações de aplicativos com o objetivo de reduzir a carga sobre os planos de dados dos usuários.

Fonte: http://www.digitaltrends.com/mobile/google-app-trials-coming/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.