Veja como instalar o Android L no Nexus 5 e Nexus 7 Wi-Fi

Por Redação
photo_camera Divulgação

O Google apresentou na quarta-feira (25), durante a conferência para desenvolvedores Google I/O, a próxima geração de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android L. O software ainda está em estágio inicial e foi disponibilizado para desenvolvedores, mas usuários de smartphones Nexus 5 e tablets Nexus 7 Wi-fi (2013) já podem instalar a novidade para conferir o que mudou.

Abaixo, duas maneiras para fazer a instalação. A primeira vem do site Slash Gear, para ser realizada via computadores com Windows. Já a segunda pode ser rodada diretamente via smartphones e foi disponibilizada pelo PPLWare.

É bom lembrar que é necessário ter o mínimo conhecimento sobre hardware e software. Erros fatais podem inutilizar seu aparelho.

Instalação via Windows

Em primeiro lugar, é preciso baixar e instalar o kit para desenvolvedores Android SDK Manager, juntamente com o plugin Eclipse ADT. Para rodar, também é necessário ter a versão mais recente do Java.

Android L

Depois de instalado, execute o Android SDK Manager e vá para a seção de ferramentas (Tools). Selecione o Android SDK Tools, o Platform-tools e o Build Tools, todos em suas versões mais recentes.

Android L

Em seguida, selecione todas as opções disponíveis na seção "Android Developer Preview" e instale os pacotes. Aceite os termos de licença para todos os pacotes e clique em "Install".

Android L

Para baixar imagens (neste caso, um conjunto de processos que cria um "cenário" de programação) e especificações exclusivas, visite o site para densenvolvedores Android Developer.

Android L

Caso mude de ideia, procure pela imagem que pode reverter o Android ao estado original neste link.

Android L

Instalação via Nexus

Antes de mais nada, faça um backup de todos os dados úteis presentes no telefone, já que este processo apaga todas as informações armazenadas no aparelho.

Depois disso baixe o Android L para Nexus 5 ou para o Nexus 7 Wi-fi (2003).

Descarregue também o Fastboot/ADB (para PC ou para Mac) e os drivers USB. Instale-os num computador e crie uma pasta, com o nome de "Android".

Android L

Abra a linha de comando DOS (é só digitar "cmd" via menu "Iniciar") e digite "cd /Desktop/android".

Android L

Desligue os aparelhos e reinicie em modo bootloader. Para fazer isso no Nexus 5, é preciso pressionar Volume Up + Volume Down + Power. No Nexus 7, Volume Down Power.

Verifique se o dispositivo é detectado no computador. Com o cabo USB conectado, digite a linha de comando no computador: "fastboot devices". Caso esteja utilizando um Mac, digite "./fastbook devices".

Android L

Digite a linha de comando "fastboot oem unlock" para debloquear o bootloader do aparelho e confirme pressionando Volume Up no aparelho.

Para instalar o Android L, é só então digitar "flash-all.bat", caso esteja utilizando Windows, ou "./flash-all.sh" para OSX.

Android L

O script então fará o restante da tarefa e instalará os arquivos automaticamente, o que pode levar algum tempo.

Android L

Como dito antes, é preciso conhecer um pouco de programação e saber que há riscos em fazer alterações desse tipo no aparelho, que também pode perder a garantia com essa mudança. Então, leia e faça com cuidado cada passo corretamente para que não haja problemas.

Fonte: http://www.slashgear.com/download-the-android-l-developer-preview-release-now-26335590/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.