Google planeja exibir imagem de perfil do Google+ em chamadas para Android

Por Redação | 06 de Novembro de 2013 às 14h16

O discador do Android 4.4 KitKat recebeu um novo visual e novos recursos de busca foram agregados a ele. Mas parece que as novidades não param por aí. Pelo menos é o que noticiou o Gizmodo.

Ao que tudo indica, o Google está planejando lançar, no começo de 2014, uma nova função que associará perfis do Google+ com seus respectivos números de telefone para exibir sua foto de perfil quando alguém ligar para um Android.

Isso significa que cada vez que alguém telefonar para outra pessoa que tenha Android, a sua foto de perfil do Google+ aparecerá na tela de chamada da outra pessoa. De acordo com o Google, isso será útil em situações como aquela em que você encontra alguém na rua, troca telefones e acaba não adicionando seus dados e uma imagem à lista de contatos. Independente de estar em sua lista, a foto da pessoa aparecerá nas ligações e você poderá saber quem é.

A nova funcionalidade pode causar preocupação no que diz respeito à privacidade, mas é importante ressaltar que isso só acontecerá se você tiver um perfil no Google+, uma imagem de perfil divulgada e, principalmente, se tiver associado e validado seu número de telefone na rede social.

Apesar disso, o Google não pedirá permissão de ninguém para habilitar o serviço, o que pode deixar pessoas que atendem às especificações acima desavisadas quanto à funcionalidade e sua privacidade.

Ainda não foram divulgadas quais versões do Android serão suportadas pela funcionalidade, mas talvez valha a pena dar um pulo no seu perfil do Google+ para definir quais números telefônicos você quer associados ao seu perfil – ou então se livrar de uma vez de mais uma dor de cabeça. Para isso, basta acessar as configurações de conta do Google. Uma vez lá, desmarque a opção “Ajude as pessoas que têm seu número de telefone a encontrá-lo nos serviços do Google e a se conectarem a você” e livre-se de futuros problemas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.