Saiba mais detalhes sobre o Android 4.4 KitKat

Por Redação | 05 de Setembro de 2013 às 07h00
photo_camera Foto: Sundar Pichai

Na última terça-feira (03), o Google anunciou que a próxima versão do Android vai se chamar "KitKat", assim como as famosas barras de chocolate ao leite. Ao deixar a torta de limão do suposto Android 5.0 de lado e mudar para o chocolate da versão 4.4 do sistema operacional, o Google despertou algumas curiosidades. Vamos esclarecer alguns pontos:

Data de lançamento

A atualização do Android 4.3 chegou recentemente aos dispositivos do gigante da web, o que inclui: Nexus 7, Nexus 4, Nexus 10 e Samsung Galaxy Nexus, mas ainda não existe uma data de lançamento prevista para os demais dispositivos que rodam o sistema operacional do Google. O TechRadar diz que o Android 4.3 também deve chegar "em breve" nas versões "Google Edition" do HTC One e Samsung Galaxy S4. Os desenvolvedores devem recebê-la até o final de setembro.

Com o 4.3 recém-saído do forno, para quando devemos esperar a chegada do Android 4.4 KitKat? O palpite fica para o final de outubro e início de novembro deste ano – que é a data citada nos rumores anteriores para o lançamento do Android 5.0.

Características do Android 4.4 KitKat

Entre as alterações presentes na versão 4.3 do Android estão: personalização para multiusuário, Bluetooth Smart e atualização do teclado inteligente. Na verdade, trata-se mais de aperfeiçoamentos do que grandes novidades, e talvez por isso o 4.3 não tenha ganhado um apelido bonitinho.

Já o Android 4.4 deve trazer mudanças maiores, assim como o seu nome. "O nosso objetivo com o Android KitKat é trazer uma experiência incrível do Android para todos", disse o Google em seu anúncio. A partir dessa declaração, podemos supor que o Google queira levar o Android para dispositivos menos potentes, algo que já estava sendo discutido quando a atualização ainda era tratada como Key Lime Pie. Rumores diziam que o sistema operacional seria otimizado para rodar em dispositivos com, no mínimo, 512 MB de RAM.

Telefones equipados com o novo sistema operacional

Um detalhe no vídeo oficial de apresentação do Android 4.4 chamou a atenção: a possível aparição de um Nexus 5. O aparelho aparece nas mãos de um funcionário do gigante da web e desperta a curiosidade pelo design diferente do atual smartphone do Google. Também é possível notar o logotipo da sul-coreana LG na parte traseira do smartphone do vídeo, o que sugere que ela continuará fabricando os telefones com o chamado "Android Puro".

Recentemente, o Google baixou o preço do Nexus 4 na Google Play dos Estados Unidos e também parou de vender o modelo com 8 GB de armazenamento, o que pode indicar a chegada de um novo smartphone para a linha Nexus. Além disso, outro indício realmente forte de que este pode mesmo ser o novo telefone da empresa é que o Google retirou o vídeo do ar pouco tempo depois que os boatos surgiram.

Nexus 5

Screenshot do vídeo onde aparece o misterioso aparelho Nexus

Mas por que raios "KitKat"?

Ok, o chocolate é delicioso, mas a escolha do nome do novo Android pegou todos de surpresa. Esta é a primeira vez que um sistema operacional dominante no mercado recebe um nome licenciado, e o acordo com a marca proprietária do nome, a Nestlé, já estava sendo discutido há algum tempo.

De acordo com a BBC, John Lagerling, o diretor de parcerias globais do Android, começou a conversar com a Nestlé em novembro de 2012, mas o negócio só foi finalizado no Mobile World Congress, em Barcelona, em fevereiro deste ano. Negócio este que não envolve dinheiro. Na verdade, a ideia era apenas criar algo "divertido e inesperado".

Lagerling disse ainda que o codinome escolhido anteriormente, o Key Lime Pie tinha pouco apelo. "Descobrimos que poucas pessoas realmente sabem qual é o gosto de uma torta de limão. Um dos doces que mantemos na cozinha é o KitKat. Então alguém disse: por que não chamamos o sistema de KitKat?", explicou.

Já o site The Verge conta outra versão da história, e diz que o nome foi escolhido porque KitKat é o chocolate favorito do vice-presidente de engenharia do Google, Hiroshi Lockheimer. Inclusive, seu avatar no Gmail traz o desenho do chocolate há anos, e o vício é tamanho que sua equipe chegou a decorar a porta do escritório do executivo com uma porção de KitKats.

Brincadeira a parte, apesar de não haver troca de dinheiro envolvida no acordo entre as empresas, existe um elemento promocional significativo: 50 milhões de barras de KitKat em 19 países terão o robô da marca Android estampando suas embalagens e oferecerão aos compradores a oportunidade de ganhar um Nexus 7, o tablet do Google, além de créditos na Google Play – tudo no melhor estilo "A Fantástica Fábrica de Chocolates". Mas, para a nossa tristeza, a promoção não será válida no Brasil.

KitKat premiado Nexus
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.