Saiba como utilizar o Google Tradutor para Android mesmo sem conexão à internet

Por Redação | 29.03.2013 às 19:06

Nesta quinta-feira (28), o Google disponibilizou na Google Play a nova versão do seu tradutor para dispositivos com sistema Android. Uma das novidades da atualização é que os usuários poderão utilizar o serviço off-line, sem a necessidade de ter acesso à internet para realizar suas traduções.

O aplicativo traduz textos e fala em mais de 60 idiomas, mas a função off-line está disponível para apenas 50, entre elas o português brasileiro. Para ativar o suporte off-line em seu Android é muito simples. Depois de realizar o download da nova versão, siga os seguintes passos:

1. A nova versão possui uma opção no menu chamada 'Idiomas off-line', e é por meio dele que você vai conseguir baixar os pacotes referentes a cada idioma. Cada um deles possui cerca de 160 MB.

Google Tradutor Offline

2. Uma lista com os 50 idiomas disponíveis irá aparecer. Basta localizar aquele que deseja baixar para acessar quando não estiver conectado à internet e tocar no ícone em formato de fixador que aparece do lado direito do nome do idioma. Uma dica do próprio Google é que os usuários utilizem uma rede WiFi para realizar os downloads, pois isso pode "evitar potenciais atrasos ou cobranças adicionais de uso de dados", de acordo com a empresa de Mountain View.

3. Pronto! Uma vez instalado, sempre que desejar realizar uma tradução naquele idioma, não será necessário uma conexão à internet. Ao clicar no menu 'Idiomas off-line', aqueles que já estiverem salvos no dispositivo irão aparecer logo na parte superior, abaixo de 'Instalados'.

Google Tradutor Offline