Próxima versão do Android irá receber melhorias na câmera fotográfica

Por Redação | 26 de Novembro de 2013 às 18h21
photo_camera Divulgação

Usuários Android irão receber uma boa novidade nos próximos meses. Após alguns rumores dos últimos dias, o Google confirmou nesta semana que a próxima edição do Android trará grandes melhorias para o app da câmera digital do sistema.

Em entrevista ao CNET, segundo uma porta-voz da empresa, Gina Scigliano, a versão que virá depois do Android 4.4 KitKat vai armazenar as novas funções da câmera na HAL, sigla em inglês que diz respeito à camada de abstração de hardware. O termo se refere a um pequeno "espaço" entre a parte física do aparelho e o software que se comunica entre os dois lados e deixa certas funcionalidades em espera até que elas, de fato, sejam utilizadas.

Entre as principais melhorias está o suporte a fotos em modo de disparo contínuo (burst mode), que hoje precisa ser embutido pelas fabricantes de dispositivos com Android, e imagens em RAW, um formato que salva todos os dados capturados pelo sensor para dar mais qualidade às fotografias.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"O conceito básico é que, em vez de capturar uma única foto com um conjunto determinado de parâmetros, você possa bater várias fotos em diferentes ângulos, cada um com características distintas, como a exposição usada em cada uma delas. A câmera registra esse grupo de imagens e pode, posteriormente, processá-las pelas informações do próprio aplicativo, explica Scigliano.

Vale lembrar que o suporte a RAW já está presente no Nokia Lumia 1520, e também estará no Lumia 1020, ambos aparelhos equipados com Windows Phone. Além disso, o disparo contínuo é uma das funções do último smartphone do Google, o Nexus 5. No entanto, o recurso está disponível apenas no modo HDR+, quando várias fotos combinadas em uma única imagem ganha tonalidades especiais, ou no modo sequência, que escolhe qual retrato tem a melhor qualidade.

A nova API para a câmera será disponibilizada para desenvolvedores "em um futuro lançamento", segundo a porta-voz da companhia. Isso vai permitir a inclusão de novas melhorias por profissionais que trabalham com a criação de aplicativos e ferramentas Android, principalmente apps voltados na área de fotografia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.