Problema de vazamento de memória do Android Lollipop permanece sem reparo

Por Joyce Macedo | 16.03.2015 às 18:10

Logo após o lançamento do Android 5.0.1 Lollipop, diversos relatos de um bug que afetava a memória dos aparelhos se espalharam pela web. O Google já prometeu uma correção definitiva para o problema, mas o erro ainda persiste na versão mais recente do sistema operacional móvel do robô verde.

O blog que rastreia erros no Andoid mostra depoimentos de usuários que alegam a persistência do problema na última versão do SO. Na última sexta-feira (13), o Google encerrou o tópico que tratava do vazamento de memória RAM devido ao bug e disse que a questão será resolvida internamente. Além disso, a companhia pretende incluir uma correção na próxima atualização para Android, que provavelmente será a 5.1.1.

As queixas são muito parecidas: aplicativos, especialmente o Google+, reiniciam por conta própria. Alguns apps ativos também fecham sozinhos durante o uso, e a quantidade livre de memória RAM cai em poucas horas para cerca de 750 MB/800 MB, partindo de 1.1 GB/1.3 GB. Tudo isso acontece sem abrir ou alterar qualquer ferramenta, o que comprova o vazamento de memória.

A maior parte das pessoas que fazem essa reclamação utilizam o Nexus 5, embora outros dispositivos Nexus também tenham sido citados.