Pesquisadores descobrem malware "imortal" para Android

Por Redação | 07 de Junho de 2013 às 18h47
photo_camera Seja Livre

A Kaspersky Lab alertou os usuários de dispositivos Android para o que pode ser um dos trojans mais sofisticados para smartphones conhecido até o momento. Ele possui uma ocultação de código extremamente avançada, de acordo com os pesquisadores.

O novo malware, conhecido como 'Backdoor.AndroidOS.Obad.a', infecta aparelhos de usuários desavisados e então começa a enviar SMS para números específicos, baixar outros programas maliciosos e instalá-los ou distribuí-los via Bluetooth, além de executar comandos no dispositivo de maneira remota.

Os resultados das investigações dos pesquisadores foram divulgadas no blog da empresa de segurança, o SecureList, e traz uma série de detalhes sobre o trojan. Devido ao fato de estar se escondendo por trás da ocultação de código e tirando proveito de uma série de falhas de segurança recém descobertas no Android, os especialistas da Kaspersky estão encontrando dificuldades para rastrear e destruir completamente o malware.

O trojan se aproveita de privilégios de administrador do dispositivo, o que torna praticamente impossível excluir o arquivo malicioso. Porém, ao mesmo tempo em que é altamente potente, o malware apresenta uma distribuição limitada neste momento. E esta pode ser a chave para eliminar o problema antes que ele se espalhe.

De acordo com a Kaspersky, o novo malware representa apenas 0,15% de todas as tentativas de infecção. A empresa de segurança já informou o Google sobre a ameaça de segurança descoberta recentemente.

Trojan sofisticado para Android
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.