Novo malware para Android já atingiu mais de 620 mil pessoas na China

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2013 às 08h10

A empresa chinesa de segurança NQ Mobile identificou um novo tipo de malware que está se espalhando entre os dispositivos móveis equipados com Android e que já teria infectado mais de 620 mil aparelhos na China, o Bill Shocker. O vírus tem como objetivo roubar dados pessoais dos usuários, garantir acesso remoto ao aparelho e ainda se espalhar entre outros dispositivos.

Segundo os pesquisadores da NQ Mobile, o malware, que já deve estar se espalhando para outros países, é apresentado como se fosse um kit para desenvolvedores, o que permite que ele seja adaptado para aplicativos e trazer outras características - acredita-se que existam diversas versões do malware espalhadas.

O malware se dissemina entre os dispositivos através de mensagens de texto infectadas e reenvia a mesma SMS para todos os contatos da agenda da vítima. Os especialistas afirmam que o Bill Shocker está sendo distribuído através de lojas de aplicativos falsas, ou seja, assim que o usuário instala uma aplicação irregular, o malware é instalado em seu sistema garantindo o controle remoto do aparelho aos autores do vírus e também enviando mensagens de texto infectadas para seus contatos.

A empresa de segurança enviou um comunicado para todas as operadoras de telefonia móvel alertando sobre o malware e como ele age, além de disponibilizar um aplicativo gratuito anti-malware para os usuários Android. A NQ Mobile sugere que os usuários estejam sempre com seus anti-vírus móveis atualizados e evitem instalar aplicações a partir de fontes suspeitas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.