Nova botnet que distribui spam entre dispositivos Android é descoberta

Por Redação | 19 de Dezembro de 2012 às 13h55

Foi descoberta uma nova botnet para Android que usa telefones infectados para enviar milhares de mensagens SMS sem a permissão do usuário. A ameaça é conhecida como SpamSoldier e foi detectada no dia 03 de dezembro. Segundo informações do The Next Web, a ameaça ainda não é generalizada, mas já foi vista nas principais operadoras dos Estados Unidos e tem potencial para causar um grande impacto nas redes caso não seja interrompido rapidamente.

A empresa de segurança Lookout foi quem detectou a ameaça e descobriu que ela se espalha por meio de mensagens SMS que anunciam versões gratuitas de jogos populares, como o Angry Birds Space.

Uma vez que o usuário clica no link para baixar o jogo, seu telefone baixa um aplicativo malicioso e instala uma versão gratuita do game em questão para distrair o usuário. Imediatamente ele começa a enviar as mensagens de spam para seus contatos. Além disso, as mensagens de spam enviadas são removidas da lista do aparelho e o malware tenta até mesmo interceptar respostas recebidas via SMS para o spam que foi enviado.

Para se proteger desse tipo de ameaça é recomendável que os usuários façam o download de aplicativos diretamente de lojas confiáveis, e também verifiquem se o desenvolvedor possui crédito.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.