MediaTek diz que versão 64-bit do Android deve ser lançada no terceiro trimestre

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2014 às 13h26

Uma versão 64-bit do Android, sistema operacional móvel do Google, está para ser lançada oficialmente dentro de alguns meses, de acordo com Jeffrey Ju, vice-presidente da Divisão de Smartphones da Mediatek. Ele falou brevemente ontem na MWC 2014.

O anúncio deste lançamento deve acontecer no terceiro trimestre deste ano, momento no qual o Android 5.0 também deve ser apresentado ao mundo. Tradicionalmente, é também nesta época que deveremos ver os sucessores do Nexus 5 e Nexus 7 (edição 2013).

Ju disse ainda que o Google lançar uma versão 64-bit do Android faz todo sentido, pois já existem o Qualcomm Snapdragon 410 e o recém anunciado MediaTek MT6732, ambos os processadores baseados na arquitetura ARM A53, compatíveis com a plataforma x64 e direcionados ao mercado intermediário.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outros fabricantes, como a Samsung e a Rockchip, também devem lançar sistemas embarcados num chip (SoC) 64-bit muito em breve. O Kernel do Linux, que representa o núcleo do Android, já é capaz de suportar a plataforma 64-bit, o que deve tornar a transição indolor.

Entre os benefícios da migração de um sistema 32-bit para um 64-bit, segundo Ju, estão as melhorias no desempenho, principalmente para conteúdos multimídia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.