MediaTek diz que versão 64-bit do Android deve ser lançada no terceiro trimestre

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2014 às 13h26

Uma versão 64-bit do Android, sistema operacional móvel do Google, está para ser lançada oficialmente dentro de alguns meses, de acordo com Jeffrey Ju, vice-presidente da Divisão de Smartphones da Mediatek. Ele falou brevemente ontem na MWC 2014.

O anúncio deste lançamento deve acontecer no terceiro trimestre deste ano, momento no qual o Android 5.0 também deve ser apresentado ao mundo. Tradicionalmente, é também nesta época que deveremos ver os sucessores do Nexus 5 e Nexus 7 (edição 2013).

Ju disse ainda que o Google lançar uma versão 64-bit do Android faz todo sentido, pois já existem o Qualcomm Snapdragon 410 e o recém anunciado MediaTek MT6732, ambos os processadores baseados na arquitetura ARM A53, compatíveis com a plataforma x64 e direcionados ao mercado intermediário.

Outros fabricantes, como a Samsung e a Rockchip, também devem lançar sistemas embarcados num chip (SoC) 64-bit muito em breve. O Kernel do Linux, que representa o núcleo do Android, já é capaz de suportar a plataforma 64-bit, o que deve tornar a transição indolor.

Entre os benefícios da migração de um sistema 32-bit para um 64-bit, segundo Ju, estão as melhorias no desempenho, principalmente para conteúdos multimídia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.