LG diz que terá o primeiro smartphone com Android Lollipop

Por Redação | 10.11.2014 às 14:17
photo_camera Leonardo Pavini

Um lançamento segmentado pode colocar a LG à frente até mesmo do Google na corrida pelo lançamento do sistema operacional Android Lollipop. De acordo com a empresa, usuários do G3 na Polônia devem receber ainda nesta semana a versão 5.0 da plataforma, sendo os primeiros à ter acesso à nova versão, antes mesmo da linha Nexus, da própria fabricante do OS.

Trata-se de um lançamento em caráter de testes. A adaptação do sistema operacional para o celular acontece em tempo recorde, mas pelo mesmo motivo também pode vir acompanhada de erros e problemas de funcionamento. Sendo assim, a disponibilização do sistema em um único país da Europa permite que a LG observe os resultados de perto, realizando as correções de bugs necessárias antes de um lançamento em grande escala. As informações são do site GigaOm.

Contudo, o fato da LG passar à frente do Google não significa uma má notícia para a gigante das buscas. Muito pelo contrário: com a versão Lollipop, a empresa quer introduzir um sistema de atualizações mais simples e dinâmico, com os usuários de aparelhos compatíveis recebendo as novidades o mais rápido possível. Para isso, a fabricante trabalha lado a lado com as marcas de forma a garantir compatibilidade total e uma unificação completa do ambiente do Android.

A Motorola, por exemplo, prefere manter o sistema operacional rodando em seus aparelhos o mais próximo possível do puro, enquanto a Samsung tem sua interface proprietária, a TouchWiz. Além disso, temos também os ajustes de operadoras locais, que acabam atrasando mais o processo. O Google não quer mais saber de demora e pretende ver o Android 5.0 rodando na maioria dos dispositivos compatíveis ao longo dos próximos meses.

Isso se deve ao fato da plataforma trazer consigo uma grande mudança em termos de design, de forma a unificar seu visual ao de plataformas web. Como desenvolvedores de aplicativos estão longe das amarras necessárias para o lançamento de uma nova versão do sistema operacional, eles podem aplicar rapidamente as mudanças às suas soluções, apresentando um visual que pode parecer esquisito em sistemas mais antigos. Por isso mesmo a ideia do Google é unificar tudo e fazer isso o mais rápido possível.

A grande pluralização da plataforma Android é uma das principais críticas feitas tanto por concorrentes quanto pelos próprios produtores de softwares. Afinal de contas, é praticamente impossível garantir que algo vá funcionar de forma perfeita na esmagadora quantidade de dispositivos e versões disponíveis por aí. Com o Lollipop, o Google deseja começar a mudar isso e caminhar em direção a um futuro que seja mais integrado.

Agora, a nós brasileiros, basta esperar que os testes na Polônia corram bem e que o sistema operacional seja disponibilizado por aqui o mais rápido possível. A torcida é não apenas a LG, mas também para todas as operadoras e fabricantes do mercado.