KitKat já está em quase 25% dos aparelhos Android

Por Redação | 12 de Setembro de 2014 às 16h27
photo_camera Reprodução

Os esforços de reduzir a fragmentação da plataforma Android e melhorar a compatibilidade de diversos aparelhos parecem estar dando frutos para o Google. A empresa divulgou nesta semana os mais recentes números de adoção de seu sistema operacional e revelou que a edição mais recente, KitKat, já está em 24,5% dos aparelhos.

O aumento é de 3,6% em relação aos números do início de agosto e de mais de 6% na comparação ao que havia sido registrado ao final do primeiro semestre deste ano. Os dados foram obtidos a partir da soma de todos os aparelhos com Android que acessaram a Google Play Store nos primeiros sete dias de setembro, o que para a empresa constituiu uma boa visão sobre a amostra de aparelhos ativos no mercado.

O grande soberano do mundo Android, porém, ainda é a versão Jelly Bean, que pode ser encontrada em 53,8% dos dispositivos com Android. É verdade que o número tem apresentado queda, mas essa redução é bastante lenta e nem de longe sinaliza uma evolução na utilização de celulares e tablets com o sistema.

A boa notícia para o Google também vem com o fato da edição Ice Cream Sandwich ter finalmente caído abaixo dos dois dígitos, registrando 9,6% dos dispositivos conectados. Para a companhia, esse é um total que, sim, mostra a evolução do mercado e reflete o movimento de seus usuários, que pouco a pouco vão trocando os gadgets mais antigos por modelos mais recentes e, claro, mantendo-se fieis ao sistema operacional.

Agora, o Google se prepara para a chegada do Android L, que promete concretizar de uma vez por todas os esforços de padronização da plataforma. A nova versão do sistema operacional está marcada para chegar no final do ano, mas sua disponibilidade depende também da ação de fabricantes de aparelhos e operadoras de telefonia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.