Google provoca usuários com possível Android 5.0

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 15h35

Um pequeno indício, exibido em imagens oficiais, pode muito bem ter revelado a existência e, mais do que isso, a proximidade da chegada da versão 5.0 do Android. Em screenshots publicadas oficialmente pelo Google para mostrar as funções do Now relacionadas à Copa do Mundo, a empresa mostra o que podem ser as primeiras imagens do novo sistema operacional.

A pista é daquele tipo que apenas os entendedores entenderão. Nas imagens, o Nexus 5 aparece para exibir a interface relacionada aos jogos do Mundial de futebol. E logo na parte superior direita da tela está o indício, com o horário das 5:00 sendo exibido. É tradição que o Google utilize esse artifício visual para identificar de qual versão do Android é aquela imagem e até agora, com a versão 4.4.3 KitKat, as screenshots do tipo exibiam 4:40 como a hora atual.

Android 5.0

Com a ansiedade para a chegada do Google I/O 2014 – a conferência na qual a empresa sempre revela novidades sobre seu sistema operacional –, a aparição de uma pequena indicação desse tipo já foi suficiente para acender chamas de interesse na internet. E, para muita gente, a apresentação da nova plataforma no evento, que começa em 25 de junho, já é dada como certa.

Uma das grandes expectativas para o novo sistema operacional do Google é a unificação não apenas de seu funcionamento, mas também do visual, em todos os dispositivos. Trata-se de uma tentativa de não apenas reduzir a fragmentação do sistema, mas também entregar uma experiência transparente aos usuários, que permanecerão com interfaces e funções familiares mesmo deixando de utilizar o celular para continuar as atividades em tablets, por exemplo.

São nomes pomposos como Polymer e Quantum Paper que, respectivamente, indicam os componentes web e a interface gráfica disponibilizadas pelo Google para que seus desenvolvedores criem aplicativos daqui em diante. A ideia é que não apenas elementos do sistema apresentem tais características, mas também as próprias soluções desenvolvidas por terceiros, basicamente como opera hoje a Apple e seu iOS.

Por enquanto, nada de confirmado oficialmente, mas o Google já falou em interfaces que ligam seus sistemas uns aos outros. Além disso, levando em conta que essa é uma das bolas da vez no mercado de tecnologia mobile, não é nada espantoso que a empresa esteja disposta a aplicar essa ideia também ao Android de forma a se equiparar a rivais como a Apple e a Microsoft, que já mostraram soluções desse tipo ao público.

Seja como for, é recomendado ficar de olho no Google I/O 2014, o evento da gigante da internet para desenvolvedores, que acontece nos dias 25 e 26 de junho. O Canaltech, claro, fará a cobertura completa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.