Google não distribuirá apps para versões antigas do Android

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2014 às 18h00

Uma medida do Google pegou o mercado de surpresa: a empresa vai deixar de distribuir aplicativos para versões antigas do Android. Embora a novidade ainda não tenha sido oficializada, é praticamente certo que a decisão seja anunciada em breve.

De acordo com o Android Police, a medida já estava valendo desde o começo do mês, porém, o Google ainda não fez nenhum anúncio para o mercado. As informações são baseadas no vazamento de um memorando interno, que estaria pronto para ser liberado ao mercado.

De acordo com o texto, a partir de agora nenhum dispositivo rodando versões anteriores ao Android 4.0 deve receber os GApps, que são os aplicativos desenvolvidos pela própria empresa, como o Gmail, Google Maps, Google Now, entre outros.

Embora a notícia seja ruim para quem tenha aparelhos com versões desatualizadas do sistema, a medida visa diminuir a fragmentação do sistema operacional, que é o maior alvo de críticas sobre o Android.

A decisão deve afetar também as alterações em aparelhos feitas por fabricantes e empresas de telefonia e, principalmente, pode dificultar a venda de gadgets de baixo custo, que geralmente utilizavam sistemas anteriores ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

android

Com a decisão, a empresa enviou aos funcionários uma tabela com os dados mais recentes de uso das versões do sistema operacional, deixando explícito um enorme problema em relação às novas regras: o Gingerbread (Android 2.3.3 – 2.3.7) é a segunda versão mais usada do sistema, presente em 20% ds aparelhos, perdendo apenas para o Jelly Bean (Android 4.1.x), com 35,5%.

Isso significa que a segunda versão mais usada do SO vai deixar de receber suporte para aplicativos da própria empresa, algo que não parece muito interessante a primeira vista, mas que pode incentivar a venda de aparelhos mais novos no varejo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.