Google libera SDK e novas imagens do Android 5.0 Lollipop

Por Redação | 17.10.2014 às 16:06
photo_camera Divulgação

Após meses de inúmeros rumores e especulações, o Google finalmente revelou nesta semana o nome oficial da próxima versão de seu sistema operacional móvel. Trata-se do Android Lollipop, que segue a tradição da companhia em nomear sua plataforma para tablets e celulares com expressões ligadas a doces.

Embora o software não tenha uma data específica para chegar ao mercado, sabe-se que seu lançamento para dispositivos mais antigos da família Nexus acontecerá no começo de novembro. Contudo, desenvolvedores interessados em trabalhar com o sistema já podem instalá-lo em seus aparelhos, uma vez que a gigante das buscas liberou nesta sexta-feira (17) em seu site uma nova versão do SDK para o Android Lollipop. Com isso, os devs poderão conhecer detalhes da plataforma com aproximadamente duas semanas de antecedência antes da liberação para o usuário final.

Para fazer o download, basta acessar o site oficial do Android. A empresa recomenda que, antes de fazer a instalação, é necessário remover a prévia do Android L SDK selecionando todos os pacotes no Gerenciador de SDK e depois na opção "Excluir pacotes". Lembrando que as imagens presentes no kit não são a versão final do novo sistema, mas sim uma atualização da versão prévia do Android L para desenvolvedores. As imagens estão disponíveis apenas para o Nexus 5 e o Nexus 7 (2013).

Também vale lembrar que, como é preciso ter o mínimo conhecimento sobre hardware e software, qualquer erro durante o processo de instalação pode inutilizar seu aparelho.

Android 5.0 Lollipop

De acordo com o Google, o Android 5.0 Lollipop inclui mais de 5.000 novas APIs para desenvolvedores. A lista completa pode ser acessada neste link, e inclui destaques como:

  • Tema do Material Design e APIs;
  • Notificações aprimoradas para aplicativos;
  • Project Volta e Battery Historian (Historiador de Bateria) para melhor eficiência de bateria e energia para apps;
  • Android Runtime (ART) reforçado;
  • OpenGL ES 3.1, Android Extension Pack e suporte de 64 bits para melhor desempenho de jogos e apps.

Mais informações sobre o Android 5.0 Lollipop podem ser lidas neste link.