Google lança Android Studio, ambiente de desenvolvimento de apps para Android

Por Redação | 10.12.2014 às 12:55

O Google quer ampliar o leque de aplicativos para seus sistema operacional móvel, o Android, já visando a chegada de dispositivos móveis como smartwatchs e carros inteligentes. Para isso, a companhia lançou nesta semana a primeira versão estável do Android Studio, que funciona como um ambiente de desenvolvimento integrado de aplicativos.

Como destaca o pessoal do Engadget, o Android Studio já estava disponível desde 2013, mas só agora sai da fase beta e ganha sua versão 1.0. A novidade traz várias ferramentas e modelos de aplicativos já prontos que podem ajudar os desenvolvedores de primeira viagem. Outro destaque é a interface, que foi pensada para ser amigável e também auxiliar os desenvolvedores iniciantes. A ideia é que a facilidade de uso do ambiente de desenvolvimento faça com ele conquiste espaço rapidamente.

Entre as ferramentas, estão o editor de códigos que ajuda a completar e analisar linhas de comando, suporte para criação de apps em múltiplas plataformas (Android Wear, Android TV, Android Auto, Google Glass), emulador para teste das aplicações, entre outros recursos, todos já atualizados para funcionar com o Android Lollipop.

A expectativa da empresa é que, com um ambiente próprio para desenvolvimento, atualizado e cheio de ferramentas para todas as plataformas Android disponíveis, sejam criados centenas de novos aplicativos, principalmente para os novos dispositivos vestíveis e a Internet das Coisas.

Fonte: http://www.engadget.com/2014/12/09/google-launches-android-studio/?ncid=rss_truncated