Google lança canal de testes para desenvolvedores do Android WebView

Por Redação | 16 de Fevereiro de 2015 às 15h00

O Google lançou a fase beta do Android System WebView, em que os desenvolvedores são convidados para fazer parte do programa de testes de apps antes que eles estejam disponíveis na loja virtual Play Store. As informações são do Venture Beat.

O WebView incorpora sites num aplicativo que pode exibir o conteúdo geral em HTML. Os apps que abrem conteúdo sem iniciar um browser ou os que reproduzem páginas com fidelidade, mas com apenas alguns códigos extras para funcionar em dispositivos móveis, são bons exemplos do que a plataforma pode fazer. Alguns desenvolvedores até mesmo criam navegadores completos com o WebView.

Em versões anteriores do Android, o WebView era baseado no velho WebKit para criação de navegadores no sistema operacional. A partir da versão 4.4 KitKat, o WebView passou a ser alimentado pelo código-aberto do Chromium e depois do 5.0 Lollipop a companhia tornou possível a atualização do WebView como um aplicativo, sem a necessidade do próprio Android.

Aliás, uma das críticas do WebView é justamente não ser atualizável em suas versões anteriores, deixando brechas de segurança não corrigidas junto às operadoras e aos centros de controle de atualizações do Android nas fábricas dos dispositivos. A empresa tem trabalhado para solucionar o problema, entretanto, isso ainda deve levar algum tempo, até que a nova versão do sistema operacional móvel seja adotada com mais abrangência.

Daí a importância do lançamento do canal de testes Android System WebView, pois assim os desenvolvedores poderão avaliar melhor seus produtos antes que eles sejam levados ao grande público. Os profissionais poderão enviar seus relatórios para suas companhias, com base no que estão vendo em seus próprios aplicativos e nas aplicações que querem experimentar.

A primeira versão do Android System WebView é baseada no navegador Chrome 40, que chegou no mês passado. Assim, é de se esperar que, de acordo com o ciclo de lançamento do Chrome, as novas edições do canal cheguem em cerca de seis semanas após os próximos números do browser.

Fonte: http://venturebeat.com/2015/02/13/google-launches-android-webview-beta-channel-to-let-developers-test-their-apps-and-the-latest-apis/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Venturebeat+%28VentureBeat%29

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.