Google lança Android for Work, versão do sistema destinada ao setor corporativo

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2015 às 09h26

Muita gente tem utilizado seus dispositivos Android no trabalho graças à política Bring Your Own Device (ou "Traga seu próprio dispositivo"). E foi pensando nisso que o Google lançou nesta quarta-feira (25) uma versão do seu sistema específica para o ambiente corporativo, o Android for Work.

Embora a novidade já tenha sido anunciada no ano passado, durante o evento Google I/O, mais detalhes só foram apresentados agora pelo diretor de produtos Rajen Sheth. O grande destaque fica para o funcionamento da plataforma em dois ambientes distintos, o profissional e o pessoal. Contudo, diferente do Blackberry, em que os usuários podem alternar os perfis, no Android o sistema de trabalho está integrado ao do segmento pessoal.

A distinção dos aplicativos destinados para fins corporativos está no visual. Os ícones dos apps para trabalho aparecem com um crachá, com um círculo laranja, para que os usuários possam diferenciá-los de suas versões para uso pessoal. Dentro do ambiente de trabalho, os departamentos de Tecnologia de Informação poderão implantar aplicativos e gerenciar dados corporativos. Isso inclui um navegador Chrome for Work, construído especificamente para atuar dentro das restrições impostas pelas empresas. A ideia é também oferecer um ambiente de comunicação seguro numa intranet empresarial.

Fora do ambiente corporativo, é possível reconhecer as notificações pessoais e as de trabalho por meio do ícone com o crachá. Contudo, se o usuário está imerso entre os apps de trabalho, não há uma grande distinção com relação aos programas abertos. Por exemplo, se um Chrome for Work está aberto, só é possível saber se a versão é empresarial caso haja alguma ação que vá contra as restrições do departamento de TI.

A ideia do Google é dar bastante poder aos departamentos de TI das empresas para que elas tenham controle e imponham restrições com relação ao uso dos apps. Cada aplicativo individual para o ambiente corporativo responde às regras impostas pelo setor responsável. Não é possível, por exemplo, sair copiando e colando quaisquer softwares ou conteúdo no Android for Work.

A instalação de novos apps por meio da loja virtual Google Play Store também é controlada pelo pessoal de TI. Para o lançamento, o Google alinhou parceiros que incluem Citrix, SAP, Blackberry e outros relacionados a gestão. Samsung, HTC e Motorola estão entre os fabricantes de dispositivos do Android for Work e Box, Adobe e Salesforce serão responsáveis pela construção de novos softwares.

O Android for Work estará disponível para a versão 5.0 Lollipop do robô verde e em breve também deve ser oferecido para a edição 4.0 Ice Cream Sandwich com os mesmos recursos. Da mesma forma, os apps aparecerão com um crachá e um círculo laranja.

Fonte: http://thenextweb.com/google/2015/02/25/google-launches-android-for-work-as-it-tries-to-integrate-itself-deeper-into-the-business-world/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.