Google lança Android 5.1 e atualização começa a ser distribuída ainda hoje

Por Redação | 10.03.2015 às 09:50 - atualizado em 10.03.2015 às 17:08

Era só questão de tempo e ele está aqui: o Google anunciou oficialmente no final desta segunda-feira (9) a primeira grande atualização do Android Lollipop. A versão 5.1 do sistema operacional mobile traz poucas mudanças, como é comum neste tipo de update, e as principais novidades incluem suporte melhorado para múltiplos SIM cards, aprimoramento em chamadas de voz em alta definição e um novo sistema de proteção.

Em postagem no blog oficial do Android, a gigante das buscas anunciou o lançamento da atualização e detalhou um pouco mais as principais novidades. Agora, o Android Lollipop tem suporte oficial para dispositivos com slots para mais de um cartão SIM. Isso quer dizer que aparelhos com dois ou mais chips trabalham de forma aprimorada com o sistema, facilitando a vida do usuário na hora de definir qual chip será utilizado em cada situação.

Outra novidade é a melhoria do sistema de voz em alta definição, mais uma novidade do sistema que vai funcionar apenas com aparelhos compatíveis com este tipo de recurso. No Lollipop 5.1, as chamadas agora se tornam ainda mais limpas e, a princípio, tais melhorias servem para quem tem planos das operadoras T-Mobile e Verizon.

Android Lollipop 5.1

Dispositivo protegido

Por fim, a terceira grande boa nova do Android 5.1 é um novo sistema de proteção ao dispositivo. A partir de então, caso seu gadget seja perdido ou roubado, ele permanecerá bloqueado até que você faça login utilizando seus dados do Google — e isso mesmo que alguém tente reiniciar o aparelho para o estado original de fábrica.

Entretanto, a proteção estará disponível apenas para gadgets nativamente distribuídos com o Android 5.1, além do Nexus 6 e do tablet Nexus 9. Isso significa que, caso seu aparelho não tenha vindo de fábrica com o Lollipop, como é o caso de aparelhos como Moto X e Nexus 5, ele não terá suporte para este recurso de proteção.

Outros detalhes da atualização incluem controles mais acessíveis para ativar ou desativar as conexões Wi-Fi e Bluetooth por meio das configurações rápidas do sistema, bem como a possibilidade de deslizar para cima uma notificação em pop-up e ainda mantê-la na barra de notificação presente no topo da tela.

O upgrade deve chegar primeiro aos aparelhos do Google (linha Nexus, especialmente Nexus 6 e Nexus 9) ainda nesta terça (10). O espelho do sistema já pode ser baixado no site oficial e está disponível para Nexus 5, Nexus 7 2012 (Wi-Fi) e Nexus 10.

Dispositivos de de outras fabricantes devem esperar um pouco mais, visto que a liberação não depende somente do Google.