Google faz parceria com montadoras para levar Android aos carros

Por Redação | 06 de Janeiro de 2014 às 13h45

O Google anunciou nesta segunda-feira (6), em seu blog oficial, uma nova parceria com algumas montadoras de veículos com a meta de levar o Android para os carros até o final de 2014.

Para isso, a gigante de buscas se juntou a Audi, GM, Honda, Hyundai e Nvidia para formar a Open Automotive Alliance (OAA).

Segundo Patrick Brady, diretor de engenharia do Android, atualmente, "milhares de pessoas já levam os smartphones com Android para dentro de seus carros, contudo, ainda não é uma experiência otimizada". A ideia seria, então, integrar os aplicativos do dispositivo com um display do veículo, que permitiria interagir com, por exemplo, músicas e GPS, de maneira segura.

Em contrapartida, ao escolher o Android, as fabricantes de carros teriam a oportunidade de ganhar consumidores por conta do grande número de usuários que já utilizam a plataforma. Algumas dessas montadoras, inclusive, já usam o Android. É o caso da Kia, que em abril do ano passado, mostrou um sistema baseado no Android durante o New York International Auto Show.

Vale lembrar que na última conferência da Apple, a WWDC (Worldwide Developers Conference), a empresa da maçã apresentou o "iOS no carro", uma interface que permitiria que donos de iPhone 5 e posteriores fizessem ligações, ouvissem música, mandassem mensagens, entre outros recursos, usando o diplay e controles do veículo.

Até o momento, o iOS no carro aparece apenas como "em breve" no site da Apple. Porém, em novembro, a Honda anunciou que estaria implementando um de seus recursos em alguns modelos do Acura e Accord. Trata-se do Siri Eyes Free, que executa certas tarefas por meio dos comandos de voz feitos à Siri, assistente de voz do iOS.

Além disso, a Microsoft também já desenvolveu integração semelhante com a Fiat no Blue&Me. A tecnologia emparelha telefones com modelos Fiat, Alpha Romeo e Lancia por meio de Bluetooth. O sistema envia e ouve mensagens, reproduz músicas, tem GPS e ainda oferece um programa que ajuda a otimizar o consumo de combustível.

E você? O que acha da tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.