Google está trabalhando em novo visual da Play Store; veja imagens

Por Redação | 14 de Julho de 2014 às 14h43

Anunciada durante a Google I/O 2014 no mês de junho, a nova linha de design "Material Design" dará as caras no Android L assim que o sistema for disponibilizado para o público. Enquanto isso não acontece, no entanto, parece que a companhia de Mountain View já está adiantando a implantação do novo visual na Google Play Store.

O Android Police teve acesso a uma série de screenshots do que aparentemente é uma versão em desenvolvimento da nova loja virtual da companhia. De acordo com os relatos do site, tudo indica que muito embora só dê para perceber mudanças drásticas na listagem de apps, são grandes as chances de toda a loja ser transformada até a disponibilização da versão final.

É possível perceber que as listagens estão mais imersivas e coloridas do que estamos acostumados a ver. Além disso, o Google optou por usar imagens expandidas para ilustrar o cabeçalho e o plano de fundo da descrição dos aplicativos, assim como vídeos e trailers para ilustrar filmes, por exemplo. Ainda não se sabe ao certo o que será feito com os livros e revistas, já que o formato retangular de suas capas não caem muito bem como imagens de fundo.

Novo design será aplicado não apenas nos dispositivos móveis, mas também na versão web da Play Store. Imagem mostra diferenças da Play Store atual (esquerda) e a com novo design (direita). Destaque para as imagens e vídeos que ilustram o cabeçalho da listagem

Novo design será aplicado não apenas nos dispositivos móveis, mas também na versão web da Play Store. Imagem mostra diferenças da Play Store atual (esquerda) e a com novo design (direita). Destaque para as imagens e vídeos que ilustram o cabeçalho da listagem. Clique para ampliar (Imagens: Reprodução/Android Police)

De todas as imagens, a que mais chama a atenção é a que mostra a seção de vídeos. Na Google I/O, a empresa mostrou a mesma seção, só que com muito mais informações do que a imagem recebida pelo Android Police. Como nada foi confirmado oficialmente e as imagens não mostram a versão final da Play Store, então ainda é possível que vejamos todos os detalhes e informações exibidos originalmente durante a conferência em junho na versão final.

Seção de vídeos apresentada durante a Google I/O 2014 também traz inúmeras informações extras que ainda não apareceram nas supostas imagens do novo visual

Seção de vídeos apresentada durante a Google I/O 2014 também traz inúmeras informações extras que ainda não apareceram nas supostas imagens do novo visual (imagem: Reprodução)

Imagens do suposto novo visual em smartphones equipados com o Android também apareceram e sugerem que o visual será o mesmo nestes dispositivos. Aqui a expectativa fica por conta do que está depois do cabeçalho das listagens, com a seção de reviews ganhando mais cores e um melhor trabalho de experiência do usuário com fundo predominantemente branco e tipografia mais bem trabalhada.

Assim como a versão web, a versão da loja virtual para smartphones também será atualizada. Na imagem, comparação entre a versão atual (parte superior) com a suposta nova versão

Assim como a versão web, a versão da loja virtual para smartphones também será atualizada. Na imagem, comparação entre a versão atual (parte superior) com a suposta nova versão. Clique para ampliar (Imagens: Reprodução/Android Police)

Além das imagens, especula-se que a forma de interação com a loja também tenha mudado drasticamente. Ao que aparenta, a maior mudança nessa área fica por conta da forma como um app é compartilhado com seus amigos: antes o botão ficava na barra de ações e agora ele foi levado para uma pequena área abaixo dos reviews. Lá, o Google também colocou os botões de "Lista de Desejos" e de "+1" do Google+. Outro fato interessante é que o botão do Google+ só mostra a quantidade de pessoas que marcaram o app como "+1", mas não quem exatamente fez isso.

Não foi apenas o cabeçalho das listagens que foi atualizado no novo visual. Toda a página de descrição dos apps recebeu um tapa no visual e agora exibe as informações em fundo predominantemente branco e com tipografia mais bem trabalhada

Não foi apenas o cabeçalho das listagens que foi atualizado no novo visual. Toda a página de descrição dos apps recebeu um "tapa" no visual e agora exibe as informações em fundo predominantemente branco e com tipografia mais bem trabalhada. Clique para ampliar (Imagens: Reprodução/Android Police)

Todas as imagens parecem ser bem reais e realmente condizem com aquilo que foi apresentado pela companhia de Mountain View durante sua conferência para desenvolvedores. Porém, como toda informação não oficial, não é possível determinar se elas são verdadeiras ou não.

A expectativa é que só ouçamos algo vindo do Google depois de dezembro, quando o Android L provavelmente estará chegando ao mercado e os apps oficiais da empresa também já terão recebido alteração no seu design.

Leia mais sobre o Google:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.