Google disponibiliza novo Now Launcher na Play Store para alguns dispositivos

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2014 às 18h10

O Google Now Launcher, anteriormente conhecido como Google Experience Launcher, agora finalmente está disponível para download através da Google Play Store. Até então disponível apenas no novo LG Nexus 5, o lançador agora pode ser instalado num número maior – porém ainda limitado – de aparelhos.

Novo Google Now Launcher

Se você é dono de um dos modelos recentes da linha Nexus ou algum aparelho da linha Google Play Edition e está usando o Android 4.4 KitKat, poderá fazer o download do lançador pela Play Store. Caso contrário, terá que esperar o momento em que o Google liberar o aplicativo para mais modelos.

Entre os recursos do novo lançador, está a possibilidade de falar "OK Google" na tela inicial e com isso abrir automaticamente a função de comando de voz do Google Now, que inclusive agora passa a estar a uma tela de distância.

Passar o dedo da esquerda para a direita na tela inicial dá acesso ao Google Now e todas as informações que o Google considerar relevantes para o momento, como horários de voos, previsão do tempo, notícias, situação do trânsito e outras informações.

Com essa mudança, o Google Now foi removido do núcleo do Android, o que deve facilitar a inclusão de novos recursos no assistente, sem que seja necessário esperar pela próxima versão ou atualização do sistema operacional.

O próximo passo agora é incluir o Google Now Launcher em mais modelos de telefone, ainda que ter o KitKat instalado continue sendo uma exigência. Porém, de acordo com que mais recursos são arrancados do núcleo do sistema, cada vez mais o projeto Nexus perde um pouco da importância e permite que mais funções cheguem a mais aparelhos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.