Google Play agora mostra custo médio de aplicativos que oferecem compras in-app

Por Redação | 01 de Outubro de 2014 às 11h45

Há algumas semanas o Google anunciou que mudaria a maneira como exibe os aplicativos e jogos gratuitos que oferecem compras in-app e passaria a mostrar a faixa de valores que os usuários poderiam gastar neles. E nesta terça-feira (30), o recurso que evita surpresas com custos "escondidos" finalmente chegou à Play Store, relata o Phone Arena.

Essa mudança é parte de uma série de melhorias que o Google tem implementado para aprimorar a loja de aplicativos. Recentemente as regras para devolução de apps comprados mudaram e o período de testes agora é de 2 horas - anteriormente, era de apenas 15 minutos.

As compras in-app estão sendo cada vez mais usadas pelos desenvolvedores para monetizar seus aplicativos e muitos deles oferecem o app de forma gratuita, porém com recursos básicos. Para obter acesso a funcionalidades extras ou complementares, o usuário deve pagar por isso.

Quando o custo dessas compras in-app não é exibido, os usuários ficam tentados a instalar o aplicativo que é gratuito. Como não havia como saber se o app era gratuito ou apenas uma demonstração com poucas funcionalidades, esse fator estava irritando grande parte deles.

O recurso é especialmente útil em games, que costumam oferecer várias opções de compras para os usuários viciados. Por exemplo, ao olhar o Candy Crush Saga, você verá uma faixa de preços começando em US$ 0,99 e indo até US$74,99, que é o valor máximo gasto para comprar todos os add-ons.

Candy Crush Saga Google Play

A versão americana da Play Store já mostra as informações, tanto no app quanto na versão web, porém ainda não aparece nada na loja brasileira.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.