Google Play Store fatura mais com games após reorganização de categorias

Por Redação | 22.05.2014 às 17:48 - atualizado em 22.05.2014 às 18:33

Uma reorganização nas categorias da loja virtual Google Play aumentou o faturamento com jogos em 15% em abril. O relatório foi divulgado pela empresa Distimo, especializada em análise de aplicativos no mercado de dispositivos móveis.

Como o mercado de games é a categoria mais popular em lojas de aplicativos, o Google decidiu mudar as coisas para ampliar a oferta, com mais subcategorias e foco nas preferências do usuário. Isso facilitou a busca e também deu mais visibilidade a toda a cartela de títulos.

Google Play Games

Com isso, o Google Play conta agora com o triplo de subcategorias, num total de 18. Arcade & Action, Brain & Puzzle e Cards & Casino foram aposentadas e, desde a mudança, a mais procurada para instalação vem sendo a Casual, e a de maior faturameto é a Role Playing.

O resultado da mudança é expressivo em alguns títulos. Shadow Fight 2, da desenvolvedora russa Nekki, teve 70 vezes mais instalações quando mudou de Arcade & Action para Role Playing, saindo da 222ª posição de Arcade & Action para a 2ª em Role Playing. Throne Rush saiu do 124º lugar em Arcade & Action para o 5º.

Google Play Games

A mudança do Google é inspirada pela Apple, que também oferece opções com mais detalhes e deixa os desenvolvedores escolherem dois subgêneros para suas criações. Tanto Google quanto a Amazon permitem apenas um. Quando os produtores não fazem a escolha, quem define para que subcategoria vai os títulos é a companhia.

As novas subcategorias de games renderam ao Google em um mês de funcionamento um acréscimo de 400% de instalações, e a Distimo projeta aproximadamente 3 bilhões de downloads por trimestre para 20 mil desenvolvedores em todo o mundo. Elas também agregaram à empresa crescimento no Japão, nos Estados Unidos e na Coréia do Sul.

Fonte: http://www.distimo.com/publications