Google Play Store agora aceita cartões nacionais na compra de apps

Por Redação | 04 de Novembro de 2014 às 12h56
photo_camera Google

Para os usuários do sistema Android, a Play Store é a principal loja para se adquirir aplicativos, músicas, livros e filmes em tablets e smartphones. A boa notícia é que a partir desta terça-feira (04) o Google passa a aceitar cartões de crédito nacionais das bandeiras Visa e Mastercard para pagamentos feitos na loja virtual. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A mudança deve ser gradual e nas próximas semanas deve estar disponível para todos os usuários. Segundo o Google, a aceitação de cartões nacionais para pagamentos visa melhorar a plataforma no Brasil, que é o segundo maior mercado em número de downloads, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com o diretor financeiro do Google na América Latina, Edmundo Balthazar, "a implementação não se limita ao pagamento" e a empresa quer "trazer conteúdo local com mais qualidade, não só para aplicativos e games, mas outros produtos". Ainda segundo o diretor, o Google também aceitará outros métodos de pagamento no Brasil, a começar por cartão de débito.

A medida veio em boa hora, já que desde novembro de 2013 a Amazon permite que consumidores brasileiros usem cartões de crédito nacional na sua loja de aplicativos, que também se destina para tablets e smartphones com o sistema Android.

Segundo o gerente de marketing da Play Store no Brasil, Valdir Leme, "[a ação] irá dar uma alavancagem tremenda". Leme também acredita que o potencial de crescimento no mercado brasileiro é enorme. "Mesmo com a atual condição de pagamento, o Brasil já é o segundo mercado em downloads e em aquisição de conteúdo".

Google Play Store

Uma das grandes vantagens em aceitar cartões nacionais está relacionado a tributação. Nas compras realizadas com cartões nacionais, não há taxação do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

A Play Store conta com cerca de 1 bilhão de usuários ativos espalhados pelo mundo, de acordo com o Google. Os aplicativos disponíveis geraram US$ 5 bilhões entre junho do ano passado e junho deste ano. A consultoria App Annie, especializada no mercado de aplicativos, afirma que, no Brasil, o número de downloads cresceu 160% no comparativo dos dois primeiros trimestres deste ano com os do ano passado.

Com a ampliação dos meios de pagamento, é provável que o Google consiga aumentar ainda mais suas receitas oriundas da loja de aplicativos, uma vez que, atualmente, nem todos os usuários contam com cartões internacionais ou estão dispostos a pagar tributação.

Recentemente, em parceria com a Samsung, a empresa lançou o serviço de música por assinatura Music All Access no Brasil. A novidade é bastante semelhante aos consagrados Deezer, Spotify e Rdio. Até o final deste ano ele deverá ser aberto a todo o público.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/11/1542637-google-passa-a-aceitar-cartao-nacional-para-aplicativos-e-musica-no-brasil.shtmlhttp://www.tecmundo.com.br/google-play/65408-google-play-aceitar-cartoes-brasileiros-apps-musicas.htm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.