Google Now: conheça alguns comandos de voz já disponíveis no idioma português

Por Redação | 10 de Dezembro de 2013 às 16h45
photo_camera Divulgação

Já não é novidade que o Google Search para Android permite realizar buscas por comando de voz. Apesar de alguns desses recursos ainda não estarem disponíveis em português, já é possível realizar algumas tarefas para "conversar" com o seu aparelho em nosso idioma.

O Google tem, aos poucos, implementado vários desses comandos traduzidos no Google Now, o assistente pessoal que reúne informações sobre trânsito, restaurantes, lugares e outros dados por texto ou fala. A empresa publicou uma lista com alguns exemplos dos comandos que já funcionam em aparelhos Android. Separamos alguns exemplos que você já pode perguntar em português:

  • Abrir (Ex: "Abra o Gmail" / "Abra o Facebook")
  • Criar um evento na agenda (Ex: "Crie um evento na agenda: jantar no sábado às 10 da noite")
  • Mapa de (Ex: "Mapa do Parque Ibirapuera, São Paulo")
  • Rotas para ou Navegar até (Ex: "Rotas para a Avenida Bias Fortes, 382, Belo Horizonte, Minas Gerais" ou Navegar até a Praça da Sé, São Paulo")
  • Postar no Google+ (Ex: "Postar no Google+: estou indo viajar")
  • Ir para (Ex: "Ir para Google.com.br")
  • Enviar e-mail (Ex: "Enviar e-mail para José de Souza - Assunto: sapatos novos - Mensagem: não vejo a hora de mostrar para você meus sapatos novos, ponto final")
  • Lembrete (Ex: "Lembrete: comprar leite")
  • Definir alarme (Ex:"Definir alarme para 19h45, marcador, tirar a roupa da máquina")
  • Ouvir (para reproduzir músicas no aplicativo Google Play Music falando o nome de uma música, artista ou álbum)

Em nossos testes, os únicos que não funcionaram da lista fora o "Que música é essa?" e "Ler um código de barras". O idioma português ainda é uma novidade no Google Now, por isso novos comandos devem ser implantados nos próximos meses. Além disso, seu aparelho precisa ter instalada, no mínimo, a versão 4.1 do Android para realizar tais funções de voz.

Vale lembrar que o Google já havia anunciado em março que seu assistente pessoal para Android seria localizado para o Brasil. O Now foi desenvolvido para fornecer uma resposta ao usuário antes mesmo dele digitar ou falar o que deseja, e o recurso já funciona no país, mas ainda tem muitas limitações – nos Estados Unidos, o assistente do Android usa o sintetizador de voz para dar suas respostas, algo semelhante à Siri, da Apple.

É claro que a lista de comandos é muito extensa. Por isso, vale a pena dar uma olhada neste vídeo que reúne 50 recursos de voz disponíveis no Google Now (e para quem tem iPhone, a dica é dar uma olhada no mesmo vídeo com 50 comandos de voz disponíveis na Siri):

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.