Google I/O: Conheça o projeto para economizar bateria do seu Android

Por Redação | 25 de Junho de 2014 às 14h38

Um dos grandes focos do Google I/O foi a demonstração de tecnologias que aumentam a vida e a usabilidade dos telefones celulares. E o Project Volta é um dos principais exemplos disso: trata-se de uma solução que dará ao usuário controle total sobre o que consome a bateria de seu celular, permitindo que ele gerencie diretamente os recursos e faça o melhor uso possível da energia restante.

A novidade será uma das adições ao Android L, a nova versão do sistema operacional da empresa. Aos moldes do Samsung Galaxy S5, os aparelhos com a plataforma também terão um sistema de funcionamento com baixo consumo, otimizando a bateria restante com o desligamento de serviços e aplicativos não essenciais, além de desligar o Wi-Fi quando uma conexão não estiver disponívei e reduzir o brilho da tela de acordo com a luminosidade do local onde o usuário está.

Mas o grande destaque aqui está no uso de dados de forma avançada para conhecer exatamente qual o culpado pelo fim precoce de sua bateria. Por meio de gráficos e estatísticas, será possível conhecer exatamente quais são os apps que têm mais "fome" e até mesmo em qual período do dia o celular está consumindo mais, trabalhando de forma mais inteligente com a autonomia.

A ideia do Google é fazer com que os celulares com o Android L durem até 90 minutos a mais que os atuais, uma ampliação na eficiência que foi vista com bons olhos pela plateia presente em seu evento para desenvolvedores. As informações são do Gizmodo.

Leia também:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!