Gazon: nova praga se disfarça de cupom da Amazon para infectar aparelhos Android

Por Redação | 06 de Março de 2015 às 12h07

Um malware denominado Gazon foi descoberto recentemente e está se espalhando rapidamente entre os dispositivos Android. De acordo com a empresa de segurança AdaptiveMobile, que alertou sobre a existência e alastramento do malware, mais de 4 mil dispositivos já foram contaminados somente nos Estados Unidos.

O Gazon se disfarça de vale-presente da Amazon para chamar a atenção dos incautos, que o utilizam sem perceber que estão prestes a ser infectados. Daí, quando a praga se instala no aparelho, ela tem acesso a lista de contatos e envia links para cada um deles via SMS para conseguir novas vítimas.

Ainda de acordo com a firma de segurança, o malware possui duas formas de atuação, sendo a primeira destinada à sua propagação e a segunda a conseguir dinheiro para os hackers que desenvolveram o malware. Ao instalar o aplicativo, o usuário é convidado a participar de uma pesquisa e acessar alguns sites clicando em alguns anúncios online, o que gera receita para os desenvolvedores do Gazon.

Gazon

Além dos Estados Unidos, estima-se que mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo Canadá, França, Reino Unido, Índia, Coreia e México, tenham vítimas que foram infectadas pelo vírus.

Ainda segundo a AdaptiveMobile, o Gazon conseguiu se espalhar não somente por meio de SMS, mas também através das mídias sociais, gerando mais de 16.000 cliques no Facebook e em e-mails.

Gazon 1

Apesar de ser limitado em termos de golpe, o novo malware mostra a vulnerabilidade dos dispositivos Android. Se você receber uma mensagem com uma oferta de alguns dos cartões promocionais da Amazon, tome cuidado ao acessar o link.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/informacao/gazon-mais-uma-dor-de-cabeca-para-os-utilizadores-do-android/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.