Falha no Galaxy Note II permite acesso à tela inicial mesmo com bloqueio

Por Redação | 07 de Março de 2013 às 15h01
photo_camera web

O desenvolvedor Terence Eden descobriu que uma falha de segurança presente no Galaxy Note II com Android 4.1.2 torna o dispositivo bem mais vulnerável do que o usuário imagina, mesmo que ele utilize o bloqueio por código, ou outro método qualquer.

Ele descobriu que a tela inicial pode ser acessada, mesmo que apenas por uma fração de segundo, de uma maneira muito simples. Basta pressionar o botão de chamada de emergência com o aparelho bloqueado, depois o botão "ICE" (aquele que armazena até três contatos, geralmente usado para marcar números de emergência) e, finalmente, pressionar o botão home por alguns segundos.

Tudo acontece muito rápido, mas mesmo assim é tempo suficiente para clicar em qualquer um dos aplicativos da tela inicial. Isso não chega a ser um enorme problema, já que o acesso some quando a página inicial desaparece novamente. Porém, se um dos seus aplicativos é um widget de "ligação direta", por exemplo, isso pode deixar o aparelho vulnerável.

Vale lembrar que recentemente uma falha muito parecida foi encontrada em dispositivos iOS. Ela permite acessar o conteúdo do iPhone sem digitar a senha de bloqueio.

O site Engadget entrou em contato com a Samsung para avisar a respeito dessa falha, e a empresa respondeu via e-mail que está ciente do problema.

"A Samsung está ciente dos pedidos dos consumidores sobre a funcionalidade de bloqueio padrão incorporada em alguns dispositivos Galaxy e possui planos para fornecer uma atualização de software para resolver o mais rapidamente possível."

Enquanto a tal correção não sai, confira o vídeo onde Terence mostra como conseguiu descobrir a vulnerabilidade em seu Galaxy Note II.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.