Apps Android do dia: quatro títulos para guardar seus arquivos na nuvem

Por Rafael Romer

Com a migração cada vez mais rápida de arquivos pessoais para dispositivos móveis, ter vários back-ups de seus documentos na nuvem pode sempre ser uma boa ideia. E com o lançamento do aplicativo do MediaFire para Android na semana passada, os usuários da plataforma Google ganharam mais uma opção de amarmazenamento online de dados. Aproveitamos a novidade e selecionamos outras três aplicações gratuitas que permitem que você guarde seus arquivos e os acesse de qualquer lugar com o celular. Confira!

MediaFire

Um dos mais conhecidos sistemas de armazenamento em nuvem, o MediaFire disponibilizou seu aplicativo para o Android na última quarta-feira (16). São 50 GB de armazenamento gratuito. A interface do aplicativo é uma das mais simples e diretas: todos seus arquivos e pastas ficam listados em uma única página, com uma opção de busca para acessá-los mais rapidamente.

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

O app também permite que você visualize documentos, imagens e vídeos diretamente da nuvem. Além disso, é possível criar e gerenciar pastas de conteúdo e compartilhar documentos através de e-mais, SMS, ou outros aplicativos Android. Também é possível fazer imagens com a câmera do smartphone e salvá-las diretamente na nuvem. Seus arquivos ficarão também disponíveis para download no site do serviço. O app está disponível para o Android 2.2 ou superior.

DropBox

A vantagem do DropBox é já vir como aplicativo nativo em alguns dispositivos Android, como o Galaxy SIII, da Samsung. Detro do aplicativo, é possível criar pastas públicas ou privadas para separar seus aquivos, criar documentos de texto e fazer imagens diretamente no app e a´te marcar aquivos favoritos, que aparecerão em destaque na busca do app. Há ainda uma opção de upload automático de imagens feitas no celular para o app.

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

Para sua segurança, o aplicativo permite que o usuário coloque uma senha própria de quatro dígitos - assim é possível ficar sempre logado no app, mas mantendo a privacidade de suas informações com uma senha extra. No total, são 2,5 GB de armazenamento e o serviço está disponível para vários dispositivos Android, mas as funções variam conforme a versão.

SugarSync

Outro popular aplicativo para sincronização de documentos entre dispositivos, o SugarSync disponibiliza 5 GB de armazenamento gratuito na nuvem. Além de permitir o upload de arquivos quando o usuário desejar, o programa também pode funcionar de forma silenciosa, fazendo o back-up automático de qualquer imagem ou vídeo feitos no celular.

No menu, há opções de acesso rápido para fazer upload dos últimos arquivos criados no celular, para criação de atalhos e para o compartilhamento de documentos via e-mail, Facebook, Twitter ou SMS.

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

Os documentos salvos também podem ser acessados através do site do serviço ou de um aplicativo para PC e Mac, que cria uma "pasta mágica" no desktop que realizará o back-up na nuvem de tudo que é colocado dentro dela - tudo de forma automática. Para aqueles que precisarem de mais espaço, o app disponibiliza 500 MB extras de armazenamento para cada usuário que você conseguir trazer para o serviço através de recomendações. O app está disponível para o Android 1.5 ou superior.

Box

Disponível no Google Play desde dezembro Com um foco voltado para empresas, o Box também disponibiliza 5 GB de armazenamento na nuvem em sua versão gratuira, mas pode receber um upgrade para 1000 GB por US$ 15 (cerca de R$ 30,64) por mês, ou ainda para uma capacidade ilimitada de armazenamento, disponível para grandes companhias e sem preço fixado.

Vocé pode convidar colaboradores e conectar o app a outros colegas de trabalho para obter sempre a versão mais atualizada de uma apresentação ou relatório, por exemplo. Também é possível deixar comentários em arquivos colocados dentro do app e criar ou editar documentos de texto através do próprio aplicativo, sempre mantendo um back-up da versão mais atual. O app também possui diversas opções de segurança para garantir que ninguém acesse documentos guardados na nuvem.

O serviço disponibiliza ainda uma série de aplicativos para programas como o Microsoft Office ou o Google Drive, que fazem o upload automático de documentos criados no computador para seu perfil.

O app também é inteiramente em português e está disponível para vários dispositivos Android, mas as funções variam conforme a versão do sistema operacional.

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1

Apps Android 21/1