Dicas para aprimorar o corretor automático do Android

Por Douglas Ciriaco

Se tem uma função que pode ser tanto um mar de utilidade quanto um poço de problemas no Android, ela se chama "corretor automático". É lógico que esse tipo de recurso vem sendo implementado nos sistemas nos últimos anos para facilitar a vida dos digitadores de smartphones e tablets — e ele realmente é capaz de fazer isso na maior parte das vezes.

Contudo, nem sempre as coisas saem como você espera, afinal, por mais inteligente que o corretor possa ser, ele continua sendo um software. Então, para aproveitar ao máximo desta excelente função presente em seu dispositivo com Android, nós reunimos algumas dicas básicas que ajudam a deixar o corretor um pouco melhor.

Todas as dicas envolvem toques e retoques na configuração do próprio corretor, sem instalações extras ou programas de terceiros. Isso quer dizer que você vai aprender a extrair mais do autocorretor nativo do robô verde. Vamos lá!

Configurações iniciais

Primeiramente, vamos fazer alguns ajustes para deixar o corretor mais adaptado à forma que você o utiliza. Aqui, vamos desativar a sugestão de palavras ofensivas e definir a forma de funcionamento da autocorreção.

Então, vá às configurações do seu gadget e, no menu “Pessoais”, encontre a opção “Idiomas e entradas”. Após acessá-la, vá em “Teclado do Google”.

Aprimorar autocorretor do Android

O passo seguinte é tocar sobre a opção “Correção de texto ”, que vai levar você ao lugar que procuramos para as configurações iniciais.

Aprimorar autocorretor do Android

Nesta janela, você pode desativar a função “Bloquear palavras ofensivas” e então o corretor passa a sugerir alguns palavrões, algo bom para quem costuma mandar cobras e lagartos enquanto digita.

Aprimorar autocorretor do Android

Outras opções que podem ser desativadas são:

  • Mostrar sugestões de correção: sugestão de palavras enquanto você digita;
  • Sugestões personalizadas: sugestões personalizadas com base no que você digita em outros aplicativos;
  • Sugerir nomes de contato: sugestões de nomes da sua agenda de contatos;
  • Sugerir palavra seguinte: a sugestão da palavra seguinte com base naquilo que você já digitou anteriormente.

Em “Correção automática”, você define o nível em que essa função vai funcionar no aparelho. Por padrão, ela vem no “Moderado”, mas você pode aumentar para “Agressivo” ou “Muito Agressivo”, bem como pode desabilitar totalmente o autocorretor.

Aprimorar autocorretor do Android

Dicionários em outros idiomas

Se você também costuma digitar em outros idiomas, é interessante que as palavras na outra língua não sejam identificadas como erradas, até porque muitas delas podem ser corrigidas automaticamente, mudando o sentido de uma frase, por exemplo. Então, retornando ao menu de correção de texto, pressione a opção “Dicionários complementares”.

Aprimorar autocorretor do Android

Ali, basta escolher qual dicionário extra você quer instalar e pronto, suas palavras já serão incluídas na memória do Android.

Aprimorar autocorretor do Android

Ampliando o dicionário pessoal

Sabe quando você escreve uma palavra nova e o Android oferece a opção de adicioná-la ao seu dicionário? Pois elas ficam armazenadas em um local específico do sistema e é possível remover, editar ou adicionar palavras. Para isso, retorne mais uma vez ao menu de correção de texto e então toque sobre a opção “Dicionário pessoal”.

Aprimorar autocorretor do Android

Na tela que se abre, você vai ver todos os dicionários de idioma instalados no seu aparelho. Clique sobre aquele cujas palavras personalizadas receberá as modificações (se você não instalou nenhum dicionário, apenas o português brasileiro aparece ali, então clique sobre ele).

Aprimorar autocorretor do Android

Navegue pelas palavras adicionadas por você mesmo e note que há uma ferramenta de busca localizada na barra superior. Ela pode ser útil para encontrar algo específico.

Olhando de longe, tudo parece meio complicado, mas é só chegar mais perto de cada uma das funções descritas aqui para perceber como elas são bem simples. Com essas dicas, fica bem mais simples adaptar o autocorretor para o seu jeito de digitar no Android, permitindo que ele trabalhe para você e não contra você.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.