Dica de app: Delayed Lock

Por Muni Perez

Uma das medidas mais básicas de segurança em um smartphone é definir um código de desbloqueio da tela inicial. Isso protege as informações pessoais e garante sua privacidade. No entanto, quando se está em casa, ter que desbloquear o telefone cada vez que for usá-lo pode ser uma atividade desnecessária, uma vez que você está em um ambiente tecnicamente seguro.

O Android 5.0 Lollipop possui um recurso muito bacana, que te permite determinar locais confiáveis (como casa e trabalho), onde o bloqueio por senha é desativado automaticamente, e ao afastar-se desses locais, tudo volta ao normal. O problema é que a última versão do Android ainda é uma realidade distante para a maioria dos usuários, mas existe um app que implementa essa função em qualquer versão do sistema operacional.

Com o aplicativo Delayed Lock, você pode configurar vários parâmetros que desativam o bloqueio de tela do celular — e tudo isso sem precisar de root. Primeiramente, é possível configurá-lo para esperar alguns minutos antes de pedir senha novamente, e isso é especialmente útil se você está trocando mensagens com alguém, e precisa largar o telefone com frequência.

Apps Android Delayed Lock

Apps Android Delayed Lock

Apps Android Delayed Lock

Em seguida temos as configurações de Wi-Fi, em que você define quais redes são confiáveis. Ao conectar-se nestas redes, seu Android, automaticamente, para de pedir senha e você fica livre para utilizá-lo com mais rapidez. Ainda, é possível configurar o app para que habilite novamente o bloqueio após um certo tempo desconectado.

O Delayed Lock também te permite configurar dispositivos Bluetooth confiáveis, e toda vez que seu smartphone ou tablet estiver conectado a algum deles, não será necessário colocar senha. Este recurso é útil se você tem um smartwatch com Android Wear.

Ainda, você pode configurar locais confiáveis, exatamente como o recurso do Android 5.0, através de um plugin extra. Existe também uma extensão para o Tasker. Outro recurso bacana é o Remote Lock, que trava o aparelho ao receber determinado SMS — então, se você perdê-lo ou for roubado, basta enviar rapidamente uma mensagem com o texto pré-definido.

Por último mas não menos importante, também é possível desabilitar a senha quando o aparelho estiver conectado na tomada.

O Delayed Lock custa US$2,99, e os primeiros 7 dias de uso são gratuitos para testar.

Faça download na Play Store

qr code
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.